top of page

É Tempo de Voar - Parte 3




Deus fez tudo formoso e ao olhar para a Sua criação também encontramos ensinamentos. Assim acontece quando observamos o ciclo de vida da Borboleta. O seu processo de metamorfose lembra muito a nossa trajetória como cristãos.


Hora de Despertar

Dinâmica dos animais


Pergunte ao grupo: Com que animal você mais pareceu nesta pandemia?

Exemplo:

  • Tatu - fiquei com medo e só saí do casco em último caso;

  • Coruja - fiquei só observando tudo;

  • Urso - fiquei só comendo e engordando e hibernando nas horas vagas;

  • João de Barro - fiquei só reformando a casa;

  • Formiga - trabalhei sem para achando que amanhã não teria mais alimento;

  • Zebra - fiquei só de pijama.

Deixe cada um responder livremente qualquer animal que venha à mente, podendo escolher até mais de um animal.

O objetivo desta dinâmica é um quebra-gelo. Conheça a história, os temores e situações diversas que cada um viveu na pandemia.


Conexão


De lagarta a Borboleta

Eclesiastes 3:11 - Deus fez tudo perfeito, e a metamorfose da borboleta é uma lição de vida para nós. É o retrato da nossa história.


Dinâmicas Palavras


Vamos ver em 7 passos o que podemos aprender com este ser tão especial.

1 – A LAGARTA

A lagarta é na verdade uma larva, fase inicial da vida da borboleta, assim que ela eclode do ovo.

Quando olhamos para uma lagarta não temos uma atração inicial. Ela é gosmenta, pode ter pelos que queimam, ela rasteja no chão e não tem um aspecto muito agradável.

É considerada uma praga na agricultura porque ela come sem parar.

Assim somos nós quando estamos vivendo como “Lagarta”. Aceitamos a Jesus, mas ainda temos muito que melhorar, ainda somos pessoas difíceis de se estar perto, não somos fáceis de se relacionar, ainda temos muitos ranços do passado e do pecado, não somos admirados. E assim seremos se pararmos de evoluir... eternas lagartas rastejando e sendo uma “praga” para o círculo social.

Mateus 4:4 - Mas a lagarta tem muita fome e isso aponta para a nossa fome pela Palavra de Deus. A lagarta precisa se alimentar bastante para obter energia para passar para a próxima fase. Você tem lido e meditado sobre a Bíblia? Você tem se alimentado de que?

Portanto, para começar a deixar de ser larva você precisa de duas coisas: primeiro, identificar o que você tem feito que repele as pessoas de você e segundo, se alimentar da palavra de Deus. Ler a Bíblia e meditar sobre ela constantemente.


2 – O FIO DA SEDA

Hebreus 10:25 – os fios dourados da seda apontam para a comunhão, a unidade da igreja.Não podemos deixar de congregar.

E este fio de seda não só nos abençoa mas abençoa a muitos. A seda foi descoberta a 3.500 anos a trás e é uma benção para a humanidade.

Deus disse a Abraão: “sê tu uma bênção.”

I Coríntios 12:14-18;25 – o corpo de Cristo: um depende do outro mas não como muletas. Nós somos interdependentes de Deus, mas um precisa do outro para caminhar.

Efésios 4:15-16 – Temos que receber, desenvolver e abençoar. Não podemos conter o alimento só para nós mesmos.

I Joao 2:14b; 5:4 – aos fios trazem proteção. A vitória que vence o mundo é a fé. A sua fé fortalecida vai te blindar, o escudo da fé.



3 – O CASULO

A fase em que a larva irá se transformar definitivamente em uma borboleta.

Agora a lagarta vai produzir a “pupa”. Ela começa a se envolver e o confinamento se torna completo. Ela fica sem comer, sem caminhar, e sem se relacionar. Mas é no casulo que ela vai viver experiências que nunca viveu antes.

Deuteronômio 8:2-5 - Assim como entre a lagarta e a borboleta existe o casulo, entre o Egito e a Terra prometida existe o deserto. O Casulo se chama: PROCESSO.

No nosso casulo vamos ver Deus nos sustentado, vamos ter experiências com Ele que nunca tivemos, deus nos ensinará e vai falar.

Não fuja do processo: Deus não está preparando uma benção para você, Ele está preparando você para a bênção.


4 – SAINDO DO CASULO

Sair do casulo também é sair da zona de conforto. Se nós não queremos sair do casulo, teremos as asas atrofiadas ou até quebradas. O casulo apertado e a pequena fresta para sair é o que faz o fluido sanguíneo circular até as asas e é isso que permite a borboleta voar. Se alguém ajudar a abrir o casulo da borboleta ela não vai conseguir voar.

Se não fosse o casulo e a pequena fresta, nós teríamos uma vida atrofiada. Pais que fazem tudo para os seus filhos geram filhos sem estrutura para enfrentar a vida.

Lucas 8:13 – a semente que cai sobre a pedra e ao crescer secaram no sol é semelhante a esta borboleta que quer romper o casulo a qualquer custo e acaba se desviando do propósito.

Muitos fazem campanha na igreja para pedir para Deus o livrar do processo que Ele mesmo o colocou. O povo quer milagre e o milagre muitas vezes é um atalho do processo.

Lucas 8:14 – a semente que caiu entre os espinhos que a sufocaram é semelhante à borboleta que não quer sair do casulo porque não quer sair da sua zona de conforto. Dá muito valor aos deleites e às riquezas do mundo. Até mesmo se conformam com a vida estável. Tem medo de ter mais trabalho e encontrar novos desafios.

Josué 1:9 - É preciso coragem para romper o casulo. Você vai romper o casulo com a ajuda de Deus. É um momento seu com Ele. Por isso para sair do casulo você precisa ter momentos a sós com Deus mais do que nunca.

A transformação começa quando o seu passado é enterrado e seu futuro é desenhado.

2 Coríntios 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

Precisa ser liberado perdão. Perdoe e recomece.


5 – VOAR

Quando a borboleta rompe o casulo, finalmente a borboleta pode voar, mas ela só rompe quando chega à maturidade. As asas crescem a ponto de romper o casulo. Mas ela não programa isso, não sabe a hora certa. Acontece naturalmente.

E ela já sai voando de uma vez só e não desaba.

Enquanto não se passa pela metamorfose, a pessoa fica presa na criança que teve o pirulito roubado e continua reagindo como ela.

É muito mais fácil você pisar em uma lagarta do que em uma borboleta porque o processo de evolução te leva a um estágio em que ninguém consegue te parar mais.

Quem está voando não oprime ninguém porque já passou pelo casulo e sabe como é e já foi curado em suas emoções, não vai ferir o outro.

Quem é “lagarta” olha para a borboleta e não acha que ela faz parte da sua espécie. Até critica, tem inveja, mas quem é “borboleta” olha para a lagarta e a admira, porque sabe que um dia ela será borboleta também.


6 – A REPRODUÇÃO

Mateus 28:19-20 – discípulos fazem discípulos – ide e fazei discípulos em todas as nações

Lucas 8:15 – a boa terra, que é a palavra, conserva a semente em um coração honesto e bom e dá frutos com perseverança.


7 – A BELEZA

Se a larva traz repugnância, a borboleta revela sua beleza.

I Coríntios 2:15 – você não pode ser um agente secreto de Cristo, as pessoas precisam ver a beleza de Cristo em você. A luz tem que brilhar.

Mateus 5:14-16 – você nem precisa falar, basta agir. A sua postura vai mostrar que você tem a beleza de Cristo.

Quando você virar borboleta o nome de Jesus ficará mais famoso por causa da sua transformação. Todo vão querer olhar para a sua beleza.


LAGARTA / FIO DA SEDA / CASULO /SAINDO DO CASULO / VOO / REPRODUÇÃO / BELEZA EM QUE FASE VOCÊ ESTÁ HOJE?



Comments


Recent Posts
bottom of page