top of page

A Profecia que Mais Impactou o Mundo Ainda te Intriga?


Você sabe qual foi a profecia que mais impactou o mundo e deixou muitas gerações intrigadas e ansiosas? Muitos morreram por causa dela, muitos se enganaram com interpretações erradas sobre ela. Mas hoje você vai entender tudo sobre Gênesis 3:15.


HORA DE DESPERTAR


Gênesis 3:15“E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência (semente) e o seu descendente (semente); este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”


Este versículo marcou todas as gerações. Ele é conhecido como “proto evangelho”. Foi a primeira profecia messiânica, apontando para o plano da salvação. E todos os envolvidos neste contexto da queda entenderam perfeitamente o que Deus estava prometendo.


Porém, ao logo do tempo alguma interpretações equivocadas sobre este versículo desviaram a atenção para o que realmente ele significa. Veja esta ilustração abaixo como exemplo:




Esta imagem retrata os versículos de Apocalipse 12:1-6 – a mulher e o dragão. Em uma interpretação de que a mulher é Maria e ela esmaga a cabeça do dragão se fazendo alusão a Gênesis 3:15.




Aqui já temos uma outra interpretação onde a mãe e o filho (Jesus e Maria), juntos, esmagam a cabeça da serpente.


CONEXÃO


Mas, afinal, quem esmagou a cabeça da serpente?


Em Gênesis 3:15 Deus está amaldiçoando a serpente (o diabo) no momento em que Adão e Eva estavam sendo expulsos do paraíso.


Adão e Eva entenderam que um dos seus filhos, um HOMEM, iria derrotar o diabo. Porque no texto original, em hebraico, o descendente está no masculino.


DINÂMICA PALAVRA


Este pode ser um dos motivos pelo qual as mulheres não parecem nas genealogias. Havia uma expectativa da que a redenção viria através de um homem. A pergunta era sempre essa: Será que o Messias virá na próxima geração?


Também existe a possibilidade de Adão e Eva terem tido filhas antes de Caim. Tanto que quando nasce um varão eles se alegram : “E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.” Gênesis 4:1 e quando Caim é expulso ele encontra mulher e se casa com ela(Gênesis 4:17) portanto, se casou com a sua irmã.


E a esperança de um salvador continua...


O pais de Noé também esperavam um salvador:

Aqui vemos uma referência clara ao discurso de Gênesis 3:14-19, uma esperança de que Noé vai restaurar a criação às suas condições pré-queda.


Satanás também entendeu a profecia e elaborou um plano para contaminar o descendente:

“E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama. E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.” Gênesis 6:1-6


“Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;

No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;

Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;” 1 Pedro 3:18-20


Demônios tiveram relações com mulheres, surgiu uma nova raça (que provavelmente inspirou as mitologias) e com isso, o sangue do descendente estaria contaminado com sangue de demônios, o que impediria o plano da salvação. Como punição a estes demônios, Deus os prendeu perpetuamente como exemplo para que nunca mais nenhum demônio ousasse fazer tal falácia novamente. E para impedir tal contaminação precisou destruir toda a criação, preservando apenas a família de Noé.


Desfoque do homem salvador para a mulher salvadora


Na história da Torre de Babel foi instituída a primeira religião pagã. A torre era um símbolo de idolatria e busca de poder em outros deuses. E nos relatos históricos vamos encontrar Ninrode e sua mãe, Semiramis. Ele era adorado com deus sol e tomou a sua mãe como esposa e esse tornou a rainha do céu. E passou a ser cultuada com deusa lua. E após a morte de Ninrode ela diz que está grávida de seu espírito e deu à luz a Tamuz que se tornou seu esposo e também foi adorado como deus sol junto com sua mãe. E este padrão vai se repetindo em outras religiões ao longo da história: a mãe deusa que dá à luz um filho que é um deus. Semíramis: “mãe de Deus”. Veja a ilustração abaixo deusas representadas sempre com um bebê no colo:




Ao longo da história, conforme os reis dominaram aquela região, foram adotando os deuses que apenas mudavam de nome, veja alguns exemplos:

FENÍCIA - ASHTAROT E BAAL

ASSÍRIA - ISHTAR OU INANNA

GRÉCIA – ZEUS, AFRODITE E EROS

EGITO – OSIRIS, ISIS E HORUS

ROMA - VÊNUS E CUPIDO ou FORTUNA E JÚPTER


Em Jeremias 44:16-25 e em Jeremias 7:18 são citados rituais para a rainha do céu, mostrando que esta tradição era evidente até mesmo entre os hebreus antes de serem exilados na Babilônia.


E vemos que a tradição de se ter uma deusa que é “mãe de Deus” continua até hoje no catolicismo.


Ou seja, a campanha de satanás para tirar o foco no Messias escolhido teve sucesso.


Aliança Abraâmica

Gênesis 26:4“E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra;”


Gênesis 22:17.18“Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos; E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.”


Sl 72:9,17 – “Aqueles que habitam no deserto se inclinarão ante ele, e os seus inimigos lamberão o pó. O seu nome permanecerá eternamente; o seu nome se irá propagando de pais a filhos enquanto o sol durar, e os homens serão abençoados nele; todas as nações lhe chamarão bem-aventurado.”


O versículo de Salmos é uma referência a um “descendente individual de Abraão. Um rei específico. Mostrando que o descendente da mulher é um indivíduo. E este é Jesus

Através de Jesus, descendente de Abraão, todas as nações da terra hoje são abençoadas.

E hoje, quem são os descendentes da serpente?

“Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tiago 4:4).

“De acordo com o enredo da Torá, os descendentes da serpente são aqueles que amaldiçoam os descendentes escolhidos”. Lendo Moises, Vendo Jesus




Este versículo é a primeira profecia messiânica e já se cumpriu: a cruz foi pregada no monte da caveira (“lhe feriu a cabeça”).




Pelo calcanhar Jesus foi cravado na cruz (mordida de cobra – “lhe ferirá o calcanhar”) 3 cravos – 2 para a s mãos e 1 para os pés - “O calcanhar” está no singular por isso foi apenas 1 cravo.


DESAFIO


Agora eu te pergunto de novo: A PROFECIA QUE MAIS IMPACTOU O MUNDO AINDA TE INTRIGA?


Eu responderia que esta profecia intrigou o mundo e deixou geração pós geração na expectativa da chegada do Salvador, mas hoje esta profecia não nos apavora mais, esta profecia agora nos conforta, nos traz paz porque ela já se cumpriu: Jesus feriu a cabeça da serpente, derrotou o diabo, venceu a morte e por isso nós podemos sorrir, somos livres, temos vida em abundância viveremos eternamente. Aleluia!


Então vamos desfrutar desde privilégio de conhecer Jesus. Busque a Ele, seremos curados, teremos o brilho da Sua glória resplandecendo em nós!


Recent Posts
bottom of page