top of page

O Mistério do Vapor que Sobe da Terra


Existem detalhes do período da criação que nós precisamos olhar com mais atenção. Um deles é o “vapor que sobe da terra” descrito em Gênesis 2:6: “Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.”


HORA DE DESPERTAR

Gênesis 2 é um capítulo que vai detalhar como foi formado o jardim do Éden e o homem, detalhes do terceiro e do sexto dia da criação.


“Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus, E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.” Gênesis 2:4-6


Observe que narra um momento em que o homem ainda não existia e não havia chuva. Sem chuva as ervas do campo não poderiam brotar, e o que regava os vegetais no terceiro dia da criação era um vapor que subia da terra.... mas que vapor é esse?


CONEXÃO

Algumas versões vão chamar este vapor de “água”, “fontes” ou “neblina”. Mas fica claro que não era uma chuva, era algo mais parecido com o orvalho da manhã que nós conhecemos.


Em João 4:14, quando Jesus encontra com uma Samaritana, ele fala de “águas vivas” que brotam para a vida eterna. Em João 7:37-38, vemos que Jesus está falando que Ele mesmo é esta fonte, que devemos beber dEle e crer para que de nós fluam rios de água viva.


DINÂMICAS PALAVRAS

Jesus é o orvalho que regou toda a face da terra e fez brotar a erva no 3º dia da criação. Ou seja, as árvores do 3º dia sobreviviam com o brilho da glória de Deus para fazer a fotossíntese e com o orvalho na figura de Jesus para crescer e multiplicar.


Precisamos ser como as árvores do 3º dia! Depender da glória de Deus e sermos cheios desta água viva que brota do trono de Deus!


Genesis 1:6-8 - No segundo dia foram feitas as águas que estavam abaixo do firmamento e as águas que estavam acima do firmamento e estas águas ficaram contidas até os dias de Noé. A primeira chuva só cai nos dias de Noé.


Gênesis 8:2 - Observe que na descrição do dilúvio não é citado somente as águas que vem do céu, mas também as “fontes do abismo” ou “fontes das profundezas”, ou seja, foram liberadas as águas de cima e as debaixo também.


Lucas 22:44 - Jesus suava como gotas de sangue no Getsêmani: uma releitura deste orvalho que agora prepara Jesus para a sua maior missão: morrer na cruz. Este mesmo suor que fluía no Getsêmani é o suor que regava a terra no terceiro dia da criação.


Gênesis 3:19 - “Com suor do rosto você comerá do pão” – após a queda do homem, Deus o amaldiçoa e nesta maldição ele cita o suor. O orvalho em forma do suor de Cristo que cultivava a terra é retirado, agora o homem terá que fazer a terra produzir com o seu próprio suor.


Lucas 4:4 - Mas “nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra de Deus” – esta frase é um resgate ao Éden, uma conexão com as coisas celestiais. Onde o alimento precisa ser a Palavra de Deus.


Mc 1:9-11 - Jesus se batiza na parte do Jordão, perto do mar da galileia, em uma parte mais deserta, como o vapor que subia da terra no Éden.


Israel estava seco na religiosidade e quando Jesus sai da água do batismo no Jordão, começa a florescer na pregação e a irriga o deserto da religiosidade de Israel.


Jesus começa a irrigar novamente toda a superfície do solo: os corações são cheios do manancial de Deus.


O ORVALHO SEMPRE PRESENTE

Vamos ver mais alguns momentos em que este orvalho é citado na Bíblia:

Deuteronômio 32:1-3 - "Escutem, ó céus, e falarei! Ouça, ó terra, aquilo que digo! Que meu ensino desça sobre vocês como chuva, que minhas palavras se derramem como orvalho. Caiam como chuva sobre a grama, como garoa suave sobre o capim novo. Proclamarei o nome do Senhor ; exaltemos o nosso Deus!

O ensino de Deus e suas palavras são comparadas ao orvalho.


Oséias 14:4,5 - "Então eu os curarei de sua infidelidade e os amarei com todo o meu ser, pois minha ira desaparecerá para sempre. Serei para Israel como o orvalho refrescante. Israel florescerá como o lírio; lançará raízes profundas no solo, como os cedros do Líbano.”

Deus se compara ao “orvalho refrescante”.

Miquéias 5:7,8“Então o remanescente de Israel ocupará seu lugar entre as nações. Será como o orvalho enviado pelo Senhor , como a chuva que cai sobre a grama, que ninguém é capaz de conter e ninguém consegue deter. Sim, o remanescente de Israel ocupará seu lugar entre as nações. Será como o leão entre os animais no bosque, como o leão forte no meio de rebanhos de ovelhas, que as ataca e as despedaça quando passam, sem que ninguém as livre.”

Este versículo é uma profecia messiânica. Jesus aqui é compara ao “orvalho”, enviado pelo Senhor.


Êxodo 16:12-14 – “Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel. Fala-lhes, dizendo: Entre as duas tardes comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão; e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus. E aconteceu que à tarde subiram codornizes, e cobriram o arraial; e pela manhã jazia o orvalho ao redor do arraial. E quando o orvalho se levantou, eis que sobre a face do deserto estava uma coisa miúda, redonda, miúda como a geada sobre a terra.”

Você já tinha observado que o orvalho surge de manhã e depois que ele se levanta aparece de forma milagrosa o maná. Uau! Você pode ver a ação de Cristo aqui? Foi ele que produziu i maná para o povo no deserto!


Juízes 6:37-40 - “Eis que eu porei um velo de lã na eira; se o orvalho estiver somente no velo, e toda a terra ficar seca, então conhecerei que hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste. E assim sucedeu; porque no outro dia se levantou de madrugada, e apertou o velo; e do orvalho que espremeu do velo, encheu uma taça de água. E disse Gideão a Deus: Não se acenda contra mim a tua ira, se ainda falar só esta vez; rogo-te que só esta vez faça a prova com o velo; rogo-te que só o velo fique seco, e em toda a terra haja o orvalho. E Deus assim fez naquela noite; pois só o velo ficou seco, e sobre toda a terra havia orvalho.”


Eu sempre questionei o fato de Deus aceitar tão facilmente ser provado por Gideão. Foi muita ousadia da parte dele quere que Deus comprovasse a Sua palavra depois de falar face a face com ele. Mas agora eu entendo o porque: Gideão escolheu usar orvalho na sua prova. E isto agradou a Deus. O orvalho apareceu no lugar certo, muito disciplinado, como um ser vivo que sabe onde pisar e o que fazer. Em um momento caiu somente sobre a lã e em outro momento ao redor da lã a deixando seca. Isso não existe na natureza. Vemos aqui Deus agindo especificamente para provar a Sua palavra a Gideão, que conheceu o orvalho que nos vivifica e prova o seu amor até os dias de hoje: Jesus!


Daniel 4:25“Serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo, e te farão comer erva como os bois, e serás molhado do orvalho do céu; e passar-se-ão sete tempos por cima de ti; até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer.”


Quando Nabucodonosor é levado para ser tratado por Deus um “orvalho do céu” é profetizado sobre ele e no verso 33 ele é confirmado. Em e nenhuma versão se fala em chuva, mas sempre “orvalho do céu”. Este orvalho estava ali, presente, tratando o coração do Rei, até que ele reconhecesse o Altíssimo: Jesus!


DESAFIO

Você já deixou Jesus entrar no seu coração?

Você está cheio deste orvalho que preenche você e te faz fluir como rios de água viva?

Então faça isso agora e seja restaurado, curado e renovado.

Pare tudo que você está fazendo e busque a Deus. Clame por Jesus e ele virá como brisa suave em seu coração, trazendo refrigério para a sua alma.

Recent Posts
bottom of page