top of page

Você Não Conhece a Segunda Eva?



A Eva que você conhece e ouve falar foi a primeira mulher, criada por Deus a partir da costela de Adão e viveu no paraíso até comer do fruto proibido, dar ao seu marido e ser expulsa do paraíso. Mas, e a segunda Eva? Você a conhece?

Eu posso dizer que você a conhece muito bem mas não a chama por este nome.


HORA DE DESPERTAR

Antes de falar da segunda Eva, precisamos falar do segundo Adão.


Romanos 5:14 - “No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, O QUAL É A FIGURA DAQUELE QUE HAVIA DE VIR.”


1 Coríntios 15:45-47 - “Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o ÚLTIMO ADÃO em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. O primeiro homem, da terra, é terreno; o SEGUNDO HOMEM, o Senhor, é do céu.”


Jesus é chamado de segundo Adão, aquele que cancelou a dívida que era contra nós, se colocou no lugar do homem para remir os nossos pecados.


Veja no quadro abaixo um comparativo entre o primeiro Adão e o segundo Adão (Jesus):




CONEXÃO

A natureza de Adão vem no primeiro nascimento. Mas recebemos a natureza de Jesus no segundo nascimento. E é neste segundo nascimento que surge a SEGUNDA EVA.


DINÂMICA PALAVRA

Ainda falando sobre a primeira Eva...


“E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.” (Gênesis 2:22)

Deus escolheu o lado do coração do homem para fazer a mulher, Eva. Por isso a mulher é 100% emoção. E somente ela pode cuidar do coração do homem.


Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma adjutora” (Gn2:18)


“Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.


Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem. Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos.

Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor.

Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus.” (1 Coríntios 11:8-12)


Se Deus não deixou o primeiro Adão sozinho, também não deixará o “Segundo”.


Se o primeiro Adão tem a primeira Eva, o segundo Adão também precisa da segunda Eva e ela é A IGREJA. Do mesmo modo que havia um vazio na criação sem Eva, do mesmo modo, haveria uma falta na nova criação sem a Noiva, a Igreja.


O que é a Igreja? Com certeza não é o templo que você frequenta aos domingos. A Igreja não é a denominação com CNPJ que define estatutos e doutrinas. Essa é uma organização que reúne pessoas para tentar organizar a verdadeira Igreja, a segunda Eva.


A verdadeira Igreja é você, que aceitou a Jesus com único e suficiente salvador e pratica o que ele ensinou.


A verdadeira Igreja compõe o corpo de Cristo aqui na Terra, reflete a Sua glória por onde vai.


A verdadeira Igreja leva o nome de Jesus em voz alta, ganha almas e faz discípulos.


A verdadeira Igreja se reúne e congrega com outras “Igrejas”, com outras pessoas que compõem o corpo de Cristo.


A verdadeira Igreja não é isolada e sozinha, ela precisa dos irmãos para confessar seus pecados, orar e viver em união.

Essa é a verdadeira Igreja, a Segunda Eva: você!


A igreja é um mistério não revelado no Antigo Testamento (Ef 3:1 a 11), mas já estava no coração de Deus desde o princípio: “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou.” (Efésios 1:4,5).


Com Moisés Deus fala: Israel é a congregação dos santos (Nm 16:3), usando o termo “eclesia”, no texto Massotérico. O mesmo termo usado por Jesus quando falou sobre a igreja com Pedro (Mt 16:18).


A Igreja completa o plano da salvação, por isso é “a plenitude d’Aquele que cumpre tudo em todos” (Ef 1:23).

Vamos ver no quadro abaixo um comparativo entre a primeira Eva e a segunda Eva:




“Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu;” (Gênesis 2:21).


Contemplando Adão como um símbolo de Cristo, e Eva como figura da Igreja vemos que a morte de Cristo precisava ser consumada antes que a Igreja pudesse ser estabelecida.


Na cruz o soldado romano coloca a lança no lado do coração de Jesus, o lugar que agora está guardado para a SEGUNDA EVA, a IGREJA.


Jesus na cruz morreu de infarto cardíaco - Sl 22:14 – “como água me derramei” - O coração de quem enfarta fica esgotado, amolecido, por isso sai água. Isto porque o sangue é denso.


Jesus foi ferido no mesmo lugar onde Deus retirou a Eva para o Adão. Isso marca o nascimento da Igreja. Na cruz, Deus faz nascer a Igreja.


A água simboliza o batismo, símbolo de morte. Pela água a Terra foi inundada e purificada do pecado. Por isso Jesus andou sobre as águas, porque Ele tem todo domínio sobre a morte.


A bacia de bronze também era conhecida como “mar de bronze”. O sacerdote se lavava para que a morte não pudesse dominá-lo.


Isaías 43:2 – “Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão”.


Quando Jesus é batizado, desce sobre ele uma pomba, representando o Espírito Santo. Este também é um símbolo de sua adjutora. O espírito Santo anda junto com a igreja, sem ele ninguém consegue fazer a obra.


O FUTURO DA IGREJA

Chegará o dia em que o Noivo virá buscar a Sua Noiva, retirando o seu corpo aqui da Terra. Este tempo está próximo e será marcado pelo arrebatamento da Igreja, o salvos serão retirados daqui e receberão novos corpos glorificados.


Aqui na Terra não existirá mais a luz de Cristo, o mundo entrará em um colapso como nunca vista antes. Sob o domínio de satanás, o anti-Cristo e o falso profeta o mundo passará por 7 anos de grande tribulação.


Enquanto isso estará acontecendo as Bodas do Cordeiro, o maior casamento da história: O casamento da Igreja om Jesus. Também estará acontecendo o tribunal de Cristo com a distribuição dos galardões e o preparo da Noiva para governar com Cristo no milênio.


Passados os 7 anos de tribulação satanás será preso por 1.000 anos e Jesus virá com sua Noiva para estabelecer Seu Reino em Jerusalém, sentado no trono de Davi, cumprindo todas as profecias messiânicas que estão Antigo Testamento.


DASAFIO

Tudo que você é hoje tem um sentido modificado quando você entende e visualiza o seu papel como Igreja no Reino de Deus.


Entender o que é ser Igreja te faz mudar atitudes, rever seus conceitos.


Portanto, esta semana você precisa se colocar na posição desta Noiva, que compões o Corpo de Cristo, que brilha a Sua luz, vivendo a santidade e a justiça de Deus até chegar o dia em que você reinará com Ele em um corpo glorificado e pleno.

Recent Posts
bottom of page