top of page

10 Sinais Inegáveis de que Jesus Apareceu no Antigo Testamento


10 SINAIS INEGÁVEIS DE QUE JESUS APARECEU NO ANTIGO TESTAMENTO

Você só costuma ler sobre Jesus no Novo Testamento. Mas você consegue enxergar Jesus no Antigo Testamento?

Você sabia que Jesus estava presente como pessoa, de carne e osso, em toda a Bíblia?

O nome “Jesus” não está no antigo Testamento, mas a pessoa de Jesus está.

Vamos olhar no Antigo Testamento 10 evidências em que Jesus aparece em forma de homem, de carne e osso.

Agora você vai começar a enxergar Jesus no Antigo Testamento como você nunca viu.


HORA DE DESPERTAR

Entendendo a trindade Divina

Deus é único e se consiste em 3 pessoas:

1. Uma pessoa que não pode ser vista, “O Senhor”. Todo aquele que o ver morrerá;

2. Uma pessoa que pode ser vista face a face, também chamado de “o Senhor” (YHWH);

3. O Espírito de Deus que se move, envia, toma, enche...

Estas características básicas determinam qual pessoa da trindade está interagindo com o homem. Em algumas ocorrências Deus se apresenta sem se mostrar visivelmente e algumas ele aparece de forma palpável. Toda vez que ele aparece de forma palpável, trata-se da segunda pessoa da trindade: Jesus.

Nos vimos na semana passada (ver A Sobrenatural Criação do Corpo de Jesus) que o corpo de Jesus existe antes da criação. Ele é Deus, o alfa e o ômega, o princípio e fim, o primogênito da criação e nele foram feitas todas as coisas.

Se Deus e Jesus são a mesma pessoa, porque Deus o chama de Filho?

“Deus se refere ao Messias pelo designativo de “filho” com o intuito de mostrar o relacionamento íntimo que existe entre o Pai e o Filho, não para indicar uma diferença de condição entre estas duas pessoas na composição do Deus único. ”


CONEXÃO

Como diferenciar então a aparição de um anjo de uma aparição de Jesus?

· Anjos nem sempre são seres com asas;

· Tem aparência de humanos;

· Homens de Deus e anjos não podem ser adorados. Eles repreendem quando alguém os adora (At 10:25-26 | At 14:11-15 | Ap 19:10 | Ap 22:8-9);

· Não perdoam pecados;

· Eles podem falar o seu próprio nome, Deus não fala o seu próprio nome porque seu nome é impronunciável.

Em alguns casos Jesus será chamado “Anjo do Senhor”.

Exemplos:

Gênesis 22:15-16 – o Anjo do Senhor ordena o sacrifício de Isaque em alta voz vinda do céu. Aqui é o próprio Deus.

Êxodo 3:1-4:17 – O Anjo do Senhor fala com Moisés no meio da sarça. No v.4 se refere ao Senhor, no meio da sarça, portanto, o Anjo do Senhor aqui é Jesus.

Quando Deus fala o que se ouve também é a voz de Jesus, a mesma voz que disse: “Haja!”. O Verbo da Vida. O som precisa de vibração para ser emitido e as cordas vocais do corpo de Jesus, que emitem o som de sua voz, que os homens podem ouvir.


DINÂMICA PALAVRA

Vamos olhar no quadro abaixo 10 momentos em que Jesus aparece face a face, em carne e osso para os homens. Vamos observar o ano em que o evento aconteceu e quanto tempo levou para ele reaparecer, entender como foi a experiência, os nomes que Ele foi chamado (o nome Jesus não aparece no Antigo Testamento) e as suas características e ações:





1 – Adão e Eva – este casal tiveram a oportunidade que ninguém teve: todos os dias eles caminhavam com Jesus e conversavam com ele. Eles eram íntimos de Deus e viviam em um jardim muito similar ao que Deus vai estabelecer no céu, na eternidade. Eles viveram no projeto perfeito que Deus projetou para o homem.

2 – Abraão e Sara – Deus faz uma aliança com Abraão. Este atributo não é uma atribuição de anjos. O cognome “Todo Poderoso” é usado também. Sempre que este nome é mencionado na Bíblia, faz uma alusão à pessoa divina que o ser humano tem permissão de ver face a face: Jesus.

3 – Hagar – Deus aparece a Hagar e conversa com ela, faz promessas. Ela não se assusta porque a sua aparência era humana. Ela sabe que está falando com o Deus de Abraão, por isso coloca um nome no poço: BEER-LAAI-RÓI (o Deus que me vê).

4 – Jacó – Ele usa o nome ”Deus Todo-Poderoso”, teve seu nome mudado, Deus não fala o seu nome para Ele. Jacó identifica El-Shaddai como o próprio Deus.

5 - Moisés – Conversava com Deus face a face no Monte Sinai, na Tenda do Encontro. Não era uma visão ou sonho e nem uma voz vinda do céu, mas era uma conversa entre duas pessoas. Mas um dia ele quis ver a face do Deus divino, mas Deus diz a ele que não pode mostrar a sua face, pois quem vê a face da pessoa divina morre. Deus só o permitiu o ver pelas costas (Ex33:10).

6 – Os Hebreus que saíram do Egito – o próprio Senhor foi diante do povo de Israel e os guiou pelo deserto, em forma de homem, era Jesus. Os textos não fazem nenhuma distinção entre “O Anjo de Deus” e o ”Senhor” (Ex 13:21), mas trata ambos como uma única pessoa. Em Isaías 63:8-9 “o Anjo da Sua Presença” ou “Anjo da Sua Face” que é o salvador que conduziu Israel desse os dias da antiguidade, como Deus falou com Moisés em Êxodo 13:21: “a minha presença irá contigo”.

7 – Josué – o que mais chama a atenção neste encontro é que o “Príncipe do Exército do Senhor” não somente aceitou a adoração prestada por Josué, mas também falou as mesmas palavras que Deus declarou a Moisés no episódio da sarça ardente: “...tira a sandália dos teus pés, porque o lugar que estás é terra santa” (Ex 3:5).

8 – Gideão - Primeiro Gideão achou que era um homem comum e o chama de Adoni, depois reconheceu que era o próprio Deus e o chama de Adonai, Anjo de Deus, o Senhor é a Paz e assim compreendeu toda a importância daquele encontro, por isso temeu morrer.

9 – Manoá e sua Esposa – eles também entenderam que tinham visto a Deus e também temeram morrer. E se não morreram é porque viram a Jesus, El Shaddai, a Pessoa divina que os homens têm permissão de ver.

10 – Sadraque, Mesaque, Abedenego e Nabucodonosor – ao serem sentenciados à morte na fornalha ardente por Nabucodonosor, algo inesperado acontece, ao invés de três homens, havia um quarto homem passeando pelo fogo. O próprio rei reconheceu que aquele homem era o Filho de Deus.

Ao olharmos o quadro vamos identificar padrões que se repetem. Exemplos:

· As aparições têm intervalos de longos anos, o período mais curto foi entre Josué e Moisés, com um intervalo de 40 anos;

· Nas experiências sempre tem uma aliança, uma promessa ou uma orientação importante, Deus muda nomes também, como aconteceu com Abrão, Sarai e Jacó;

· Para Moisés e Josué Deus pede para eles retirarem a sandália dos pés;

· Quando perguntam para Deus o seu nome Ele não responde, como aconteceu com Jacó e Manoá;

· O cognome “O Deus Todo-Poderoso” e “O Anjo do Senhor” aparecem com mais frequência;

· Ao se retirar da presença dos homens é relatado que ele sobe aos céus, como aconteceu com Abrão, Jacó e Manoá.


DESAFIO

Por que Jesus não aparece mais em pessoa nos dias de hoje?

Porque temos o Espírito Santo que habita em nós. A nossa comunicação agora é através Dele. Não oramos para anjos. Agora, nós somos o corpo de Cristo aqui na Terra.

Imagina se Jesus não tivesse subido aos céus mas estivesse em Jerusalém até hoje presencialmente, em carne e osso, recebendo as pessoas para curar, conversar, ensinar e etc... como seria difícil ter um momento com ele. Teríamos que pegar um avião até ele, enfrentar uma fila enorme e passar poucos minutos com ele e voltar para casa sem saber quando iria falar com ele de novo.

Mas com o Espírito Santo habitando em nós não existem limites. Que plano perfeito!

Por isso, como Igreja, que é o corpo e Cristo visível ao mundo hoje, você que precisa falar, você que precisa levar as pessoas a Deus, você que precisa ser esta imagem de Cristo aqui.

A Igreja foi plano de Deus para permitir que todos tenham direito à salvação. Basta crer.

Recent Posts
bottom of page