Acabou! A Espada Flamejante foi Banida!
Você já ouviu falar da espada flamejante que guardava o Jardim do Édem? Pois nela encontramos uma mensagem poderosa sobre Jesus. Aqui nesta Dinâmica Palavra você vai se maravilhar com o que a Bíblia revela para você.
HORA DE DESPERTAR
Gênesis 3:24 – “E havendo lançado fora o homem, pôs QUERUBINS ao oriente do jardim do Éden, e uma ESPADA FLAMEJANTE que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida”.
Deus colocou dois querubins e uma espada flamejante que se movia na porta do jardim para não permitir que ninguém entrasse nele e comesse da árvore da vida.
CONEXÃO
Êxodo 36:35 – “Depois fez o véu de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido; de obra esmerada o fez com QUERUBINS”.
Na entrada do Santo dos Santos tinha uma cortina com o desenho de dois anjos. Eles fazem uma referência aos anjos que guardavam a porta do jardim. E agora eles estão estampados na cortina que guarda o acesso para a Arca da Aliança.
DINÂMICA PALAVRA
Salmos 22:20 – “Tu, porém, Senhor, não fiques distante! Ó minha força, vem logo em meu socorro! Livra-me da espada, livra a minha vida do ataque dos cães”.
Este é um salmo profético que se conecta com a oração de Jesus no Getsêmani e com a profecia de Simeão para Maria, mãe de Jesus:
Lucas 22:42 - "Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua".
João 18:11 –“Jesus, porém, ordenou a Pedro: "Guarde a espada! Acaso não haverei de beber o cálice que o Pai me deu?"
Lucas 2:34,35 – “E Simeão os abençoou, e disse a Maria, sua mãe: Eis que este é posto para queda e elevação de muitos em Israel, e para sinal que é contraditado (E uma espada traspassará também a tua própria alma); para que se manifestem os pensamentos de muitos corações”.
· A espada é o cálice;
· O cálice é o sofrimento causado pela cruz;
· A cruz tem forma de espada;
· Jesus teve a cruz transpassando em seu coração.
A espada transpassaria todo aquele que tentasse entrar no jardim, agora, a cruz transpassou Jesus, que morreu em nosso lugar. E agora temos livre acesso a Deus.
Aqui temos uma foto do provável lugar onde Jesus foi crucificado, o Gólgota que significa “caveira”. Em Israel se vê esta imagem da caveira cravada nas pedras. Desde a antiguidade a caveira é um símbolo de morte.
A cruz, uma referência à espada flamejante, foi cravada sobre a “caveira”. Na cruz, Jesus venceu a morte! Ele ressuscitou e nos deu a vida eterna! Aleluia!
“Sou Aquele que Vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades”. Apocalipse 1:18
“Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse”. Atos 2:24
Morreu às 3 da tarde
No tabernáculo se faziam os sacrifícios às 9 (Levítico 7:15) e 15h (Deuteronômio 16:6).
Provavelmente a hora que entrou o pecado no mundo foi às 9h da manhã. E a hora que Adão e Eva foram expulsos do jardim foi às 15h da tarde (Gênesis 3:8).
Jesus foi crucificado 9h (Marcos 15:24-25) e morreu às 15h (Mateus 27:50). Ele é “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.
Marcos 15:38 - Aquele mesmo véu que tinha estampado a figura dos querubins que guardavam o Édem, também nos separava da presença de Deus, agora foi rasgado de alto a baixo. Não há mais separação!
Temos livre acesso a Deus!
Com isso Jesus abre a porta de volta ao jardim. Quando ele aparece ressurreto para Maria Madalena ele é identificado como um jardineiro (João 20:15). Agora ele nos leva de volta para o jardim (Lucas 23:43).
DESAFIO
Aproveite este privilégio de ter livre acesso a Deus e buque a Ele. Separe um momento só para você e Deus. Fale com ele, cante louvores e ouça o que Ele tem para te dizer. Lembre-se que você não precisa de profetas, sacerdotes nem de anjos para se achegar a Deus. Você tem Espírito Santo habitando em você para falar diretamente com você.
Comments