top of page

É Tempo de Voar - Parte 1


FICHA DE PERGUNTAS SOBRE DISCIPULADO E LIDERANÇA

Antes de começar o estudo você vai pedir aos participantes para responder as perguntas abaixo com sinceridade consigo mesmo, informar que ninguém vai ler as respostas (pode escolher mais de uma opção).


Esta ficha vai começar a trazer uma reflexão sobre o que cada um tem feito para o Reino de Deus, o envolvimento e dedicação e em que estágio se encontra dentro do quadro de liderança e discipulado.

CONEXÃO

Todos nós projetamos voar alto, ser bem-sucedido e próspero. Mas e quando se trata do Reino de Deus? Você também pensa desta forma?


Olhando para a ficha que você preencheu agora, algo despertou em seu coração? Analisando as suas respostas, você acha que está priorizando o Reino? Tem metas e pretensões para fazer a obra?


Se você está indeciso, então arregace as mangas, porque agora você vai colocar a mão na massa de vez!


O teu ministério só irá voar até onde você voar!


DINÂMICA PALAVRA

“Ferirei o pastor e as ovelhas do rebanho se dispersarão”(Mateus 26:31). Quanto mais ferido você estiver, mais pessoas se afastarão de você. Do mesmo modo, quanto mais curado e estável você for, mais você agregará, porque as pessoas buscam referências.


Pensar em uma igreja consolidada é pensar em uma igreja saudável.


Não precisamos de uma nova igreja, precisamos de uma IGREJA NOVA.


Não queremos ser apenas uma grande igreja, mas uma IGREJA GRANDE.


Discípulos – Jesus fez discípulos porque nos amou. Se nós também O amamos, por que não fazemos discípulos? Se não amamos, que tipo de cristão somos?


Leia II Reis 5:19-27 - Geazi – o discípulo preparado por Eliseu – vamos olhar a história de um discípulo que apesar de ver sinais e maravilhas, fracassou. Vamos olhar alguns erros que ele cometeu:


1.A compulsão de sempre se dar bem – Vemos na história que Naamã é um homem grato. Ele queria retribuir o milagre com ouro e prata, mas Eliseu recusou. Geazi, viu uma oportunidade de ganhar algo das mãos de Naamã e foi escondido pedir uma recompensa para si.


2.A cobiça – cobiçar é desejar algo que não é seu. Ele desejou o tesouro que poderia ser de Eliseu. Já que o seu líder desperdiçou a oportunidade, ele decidiu recuperá-la.


3.O desejo de ministrar por interesse – Geazi queria seu “status” a qualquer custo. Ser líder no Reino de Deus significa se doar, ser servo. E, talvez, essa seja uma das grandes dificuldades da igreja hoje (II Tess 2:8). Não podemos só receber, ao contrário, temos que dar: ganhar vidas para Jesus, frutificar! Há quantos anos você se converteu? Quantas almas você ganhou para Jesus?


Você não precisa ganhar uma multidão de almas, mas será que você consolidou ao menos uma por ano?


4.A mentira – Geazi elaborou uma mentira para conseguir o que desejava. Você precisa ter credibilidade, sua palavra precisa ser uma só. E verdadeira. A mentira não faz ninguém voar. A mentira de arrebenta no chão. Viva o que você prega. As pessoas estão o tempo todo observando cada gesto, expressão e palavra sua. E elas vão identificar se existir mentiras em você.


5. Usar mal o nome do Senhor - Geazi usou o nome de Eliseu para confabular a mentira. É errado usar o nome da igreja ou da liderança para consolidar suas próprias vontades. Muito menos usar o nome de Deus em vão. Não acrescente, não diminua, não invente. Faça somente aquilo que Deus mandar. Isso é submissão à soberania de Deus. E Deus ama a obediência.


6.Dificuldade em ser o 2º - Jesus disse que se desejamos ser o 1º, que devemos ser o último. Maior é aquele que serve(Mateus 23:11 -12). Jesus é o nosso maior exemplo (Marcos 10:4 / Filipenses 2:7-8). Ele lavou os pés dos discípulos para romper o modelo estabelecido por reis e líderes que o precederam. O Seu modelo de liderança vai contra a natureza humana. E é assim que devemos liderar.


7.A Rebeldia – Geazi achou que a decisão de Eliseu estava errada, ele pensou que seu líder estava perdendo uma grande oportunidade e se rebelou. No Reino de Deus existem hierarquias que precisam ser respeitadas (Hebreus 13:17). Tem pessoas que não aceitam ser lideradas, mas querem liderar!

[endif]

Olhando as atitudes de Geazi e comparando com a sua ficha de perguntas sobre discipulado e liderança, que tipo de discípulo você tem sido ? Você já teve alguma atitude parecida com a de Geazi? Como você tem exercido a sua liderança?


DESAFIO DO DISCÍPULO POR 1 SEMAMA

•Coloque o nome de cada participante em papéis e embaralhe para serem sorteados;

•Explique aos participantes: O nome que você tirar será o nome do seu discípulo por 1 semana. E quem tirar o seu nome será o seu líder;

•Neste desafio, todos os dias você vai entrar em contato com o seu “discípulo” e conversar com ele, passar um versículo para ele ler, pode passar uma tarefa que o faça praticar algo que vai melhorar suas atitudes, sempre de acordo com o que vocês conversaram.

Esta dinâmica fará com que cada um continue se auto-avaliando sobre como tem se comportado como líder e discípulo.

Na semana seguinte, entregue outra ficha de auto-avaliação e converse com os participantes sobre a experiência que tiveram com o desafio da semana.

Recent Posts
bottom of page