Deus Fala de Maneiras Diferentes
Dinâmica: O que você sabe sobre o “falar” de Deus?
Antes do estudo começar, distribua a folha com perguntas (abaixo o gabarito) que vão introduzir o assunto da aula. Para despertar a curiosidade e gerar debate no grupo, elas vão responder as perguntas individualmente, sem compartilhar as respostas, como se fosse uma prova. Mesmo sem ter total conhecimento do assunto.
Você pode estabelecer um prêmio para quem acertar mais respostas.
Depois que todos responderem, recolha as folhas e inicie o estudo.
CONEXÃO
Leia Hebreus 1:1 - Uma verdade bem patente através de toda a Bíblia é que Deus fala a seu povo. No Antigo testamento, Deus falou através de:
•Anjos (Gn 16)
•Visões (Gn 15)
•Sonhos (Gn 28:10-19)
•Uso de Urim e Tumim (Exodo 28:30)
•Ações simbólicas (Jeremias 18:1-10)
•Uma voz mansa e delicada (I Reis 19:12)
•Sinais miraculosos (Exodo 8:20-25)
•Profetas
No Novo Testamento, Deus falou através de :
•Profeta (João Batista)
•Visões (João, Pedro)
•Anjos (Maria e José)
•Sonhos (José )
•Jesus
•Parábolas
•Discípulos
•Espírito santo
•Escrituras
O fato do que Deus falou a pessoas é muito mas importante do que como Ele falou.
1.ÚNICO, SINGULAR – Moisés teve uma experiência com uma sarça ardente, sem precedentes. Não houve outras ocorrências em que Deus tenha falado desta forma. Foi algo único, singular, porque Deus quer que nossa experiência com Ele e que Sua voz sejam singulares para nós. Não precisamos ficar na dependência de algum método ou técnica.
2.CERTEZA – Porque Deus falou a Moisés de maneira singular, Moisés tinha que ter a certeza de que era Deus. Poderia Moisés provar logicamente a outra pessoa que ele havia ouvido Deus? Não, o máximo que Moisés poderia fazer seria dar testemunho do seu encontro com Deus. E somente Deus poderia fazer com que o povo soubesse que essa palavra era de Deus. Quando alguém como Gideão se sentia inseguro, Deus era muito misericordioso para se revelar ainda mais claramente. Quando Gideão inicialmente pediu um sinal, Ele preparou um sacrifício (Juízes 6:21-22). Gideão tinha certeza de que o Senhor tinha falado.
3.O QUE – Moisés sabia o que Deus estava mandando-o fazer. E foi por isso que ele levantou tantas objeções. Noé, Abraão, José, Davi, Daniel e outros sabiam o que Deus estava falando.
4.ENCONTRO – Moisés teria sido tolo se tivesse dito: “Essa experiência com a sarça ardente foi maravilhosa. Espero que ela me leve a um encontro com Deus.” Essa experiência já tinha sido o encontro com Deus!
DINÂMICA PALAVRA
Quando Deus revela uma verdade a você, seja porque eu meio for, essa revelação é um encontro com Deus. Uma experiência da presença divina em sua vida. Só Deus mesmo pode fazer com que você experimente a sua presença.
Algumas pessoas dizem mais ou menos assim: “Senhor, eu vou continuar nessa direção. Fecha a porta, se não for a Tua vontade.” Mas este padrão não é encontrado nas Escrituras. Frequentemente as pessoas trilham estes caminhos porque são fáceis. As pessoas fazem o que querem e põem o peso da responsabilidade em Deus. Quer dizer, se elas estão erradas, Deus tem que intervir para fazê-las parar. Se cometem um erro, culpam a Deus.
Outro conceito popular diz que Deus não nos dá orientações bem claras, diz ainda que Ele apenas põe nossa vida em movimento, e nós tentamos descobrir nosso caminho utilizado a mente que Ele nos deu. Esse conceito está errado.
Depois que Deus falou com Noé para construir a arca, Noé sabia o tamanho, o tipo de madeira e como iria construí-la. Quando Deus falou a Moisés sobre a construção do tabernáculo, Ele foi bem específico. Essa situação exigia fé. Mas Deus disse: “Eu te mostrarei”. No caso de Abraão, Deus lhe informou que ele teria um filho, informou o número dos seus descendentes, o território que eles habitariam, que seriam levados cativos e que voltariam do cativeiro.
Deus sempre dá informações suficientes para fazermos aquilo que Ele quer que façamos.
Dinâmica da MENSAGEM SEM VÍRUS
•Separe a sala com uma cortina ou, se tiver uma sala perto da outra, separe um grupo para ficar de um lado e outro do outro lado.
•Explique que um grupo está contaminado com um vírus e não pode entrar em contato de forma física com o outro grupo. Mas vocês precisam mandar algumas mensagens.
•Mensagens:
NÓS PRECISAMOS DA AJUDA DE VOCÊS. BATAM FORTE COM OS PÉS NO CHÃO SE VOCÊS QUEREM NOS AJUDAR.
LAVEM BEM AS SUAS MÃOS PARA NÃO SE CONTAMINAREM COM UMA POSSÍVEL EPIDEMA
EVITEM FICAR EM LUGARES FECHADOS
BEBAM BASTANTE ÁGUA
AJUDE A ESPALHAR ESTA NOTÍCIA PARA TODO MUNDO
•Estimule o grupo a enviar cada mensagem de uma forma diferente. Exemplo: através de um bilhete, usando a voz alta, enviando uma pessoa que não esteja contaminada, com uma lanterna e sombras, através de um espelho...
•Depois de receber a mensagens, o grupo que as recebeu vai interagindo, respondendo, obedecendo ou não ás ordens.
•No final, diga que o vírus passou e agora os dois grupos podem se abraçar.
•Explique o significado desta dinâmica: o grupo contaminado com o vírus representa Deus e seus anjos. Claro que Deus não tem um vírus contagioso, mas se olharmos para Ele face a face o nosso coração não aguentaria, tamanho poder da Sua glória, e desfaleceria. Um dia (quando toda a virose passar) teremos um corpo glorificado e, aí sim, poderemos ver Deus face a face.
Êxodo 33:20 - Por que não podemos ver a Deus? Diferente da dinâmica, Deus não tem um vírus contagioso, mas se olharmos para Ele face a face o nosso coração não aguentaria e desfaleceria, tamanho poder da Sua glória.
Apocalipse 1:17 - Quando João viu Deus face a face, ele caiu morto.
Êxodo 33:23 / 34:29 - Moisés foi o que viu Deus de mais perto, mas o viu de costas e depois disso, o seu rosto resplandecia à vista de todos.
Lucas 12:47-48 - Há outro motivo para Deus não permitir ver a Sua face: este tipo de intimidade nos exigiria grau maior de comprometimento com Deus.
Números 20:8-12 - O maior exemplo foi Moisés: por ter visto a Deus tão de perto, Deus não aceitou um simples deslize, como o ato de bater na rocha, ao invés de apenas falar com ela. Essa desobediência fez Deus impedir Moisés de entrar na terra prometida.
Sem face, há perdão. Com face, não!
Apocalipse 22:4 - Um dia, teremos um corpo glorificado e, aí sim, poderemos ver Deus face a face.
DESAFIO
Anote o que Deus tem falado com você nestes dias e o que Ele falou com você anteriormente, na sua vida cristã. Se você estiver em dúvida sobre a voz de Deus baseie sua compreensão a respeito de Deus na Palavra de Deus e não na experiência.
Ore e espere. Aprenda a ser paciente. Dependa do cronograma de Deus.
Textos retirados do livro: Conhecendo Deus e fazendo a Sua vontade – Henry T. Blackaby & Claude V. King