Deus Se Revela
O que Deus revelou sobre Ele mesmo? E a fim de que?
Gênesis 17:1 – Aos 99 anos de idade, Abraão precisava saber que Deus era Todo-Poderoso. Assim Abraão poderia crer que Deus poderia lhe dar um filho mesmo em idade avançada.
Levítico 19:1-2 – Através de Moisés, Deus disse que Ele era Santo. Seu povo tinha de acreditar e em reposta, ser santo também.
Malaquias 3;6-7 – Através de Malaquias, Deus revelou sua natureza perdoadora, a fim de que o povo pudesse acreditar que seria perdoado e retornasse para Deus.
João 6:51 – Jesus revelou que Deus é a fonte da vida eterna, a fim de que os judeus pudessem crer e reagir de forma a receber a vida.
Provérbio 19:21 / Salmos 33;10-11 / Isaías 55:8 – O que Deus pensa sobre os nossos sonhos e planos, quando se baseiam nas nossas prioridades? Nós começamos a sonhar nossos sonhos sobre o que NÓS queremos fazer para Deus. Então, nossa tendência é fazermos planos de longo alcance, baseados nas prioridades de nossa escolha. O importante é o que Deus planeja fazer onde nós estamos, e como Ele deseja fazer por nosso intermédio.
CONEXÃO
Deus revela os Seus planos a fim de que você saiba o que Ele está para fazer. Então você pode juntar-se a Ele.
Seu relacionamento com Deus é muito mias importante para Ele do que qualquer planejamento que você possa fazer.
Planejar não é de todo errado. Você não pode é planejar mais do que Deus quer que você planeje. Deixe Deus irromper ou redirecionar seus planos em qualquer tempo que Ele quiser.
Deus usa os princípios do reino para realizar os propósitos do reino. Seus caminhos são sempre redentivos.. Deus não age segundo o caminho dos homens. Nós não podemos fazer a obra de Deus usando os nossos caminhos.
Nos nossos caminhos podemos até alcançar algum sucesso. Quando, no entanto, tentamos fazer a obra de Deus do nosso próprio jeito, nunca vemos o extraordinário poder de Deus naquilo que fazemos.
Quando Deus realiza Seus propósitos , a seu jeito, as pessoas percebem que o que tem acontecido só pode ser explicado por Deus. Ele receberá a glória.
Mateus 14:13-21 – Qual foi o contraste da intenção dos discípulos com a intenção de Jesus? A utilização dos princípios do reino de Deus é vista na vida dos discípulos. Jesus pediu a eles que alimentassem as multidões. A resposta deles foi que Jesus mandasse as multidões para casa. Jesus, usando os princípios do reino, fez a multidão sentar, alimentou-a, e ainda sobraram cestos cheios de pão.
Eles viram o Pai realizar um milagre. Que contraste! Os discípulos teriam despedido as multidões vazias e famintas.
DINÂMICA PALAVRA
Como o oceano tem diferentes camadas de profundidade, nós também possuímos níveis diferentes de profundidade no nosso relacionamento com Deus. Marque no quadro abaixo em que nível de profundidade você acredita que já chegou em sua vida com Deus:
Dinâmica: Os 2 Caminhos
Material: faça 23 setas e escreva em pedaços de papel as 14 afirmativas que estão listadas abaixo, prestando atenção no número e na letra correspondentes. Trata-se de afirmativas verdadeiras e falsas sobre o que foi estudado hoje.
Essas afirmações serão distribuídas no chão as pessoas vão seguir as afirmativas que julgarem corretas até chegar a uma porta. Mas não pode pular de pergunta nem passar para uma outra fila. Tem que seguir no mesmo caminho até o final.
Ao final a porta indicará se a pessoa está chegando perto de Deus, longe de Deus ou pertinho de Deus.
Afirmativas:
1A – Deus revela a si mesmo a fim de aumentar a fé (verdadeiro)
1B – Quem ouve a voz de Deus nunca passa por uma crise na fé (falso)
2A – Você pode se juntar a Deus mesmo sem entender o que Ele estar para fazer (falso)
2B – O que você deseja fazer, para Deus não é importante (verdadeiro)
2C – Deus está sempre atendo aos desejos do seu coração para fazer a Sua obra (falso)
3A – A sua iniciativa não tem tanta importância para Deus (falso)
3B – O que Deus planeja fazer onde você está é muito importante (verdadeiro)
3C – Antes de Deus agir, Ele vai perguntar a você está em seu coração (falso)
3D – Quando Deus quer fazer algo, é Ele que toma a iniciativa e procura seus servos (verdadeiro)
4A – Todos os planos de Deus permanecem e serão realizados (verdadeiro)
4B – Temos sempre que fazer planos de longo alcance, baseados nas prioridades (falso)
4C – O Senhor derrota e frustra os planos das nações (verdadeiro)
4D – Seguindo os meus planos nunca alcançarei o sucesso (falso)
4E – Seu relacionamento com Deus é mais importante do que seu planejamento (verdadeiro)
PORTAS
5A – CHEGANDO PERTO DE DEUS
5B – LONGE DE DEUS
5C – PERTINHO DE DEUS
5D – LONGE DE DEUS
5E – CHEGANDO PERTO DE DEUS
Modo em que deverão ser arrumadas as afirmativas no chão e as setas:
DESAFIO
Olhando novamente para o quadro “A profundidade da minha vida com Deus” você vai buscar essa semana se aprofundar mais no manancial de águas vivas de Deus.
Vamos começar a praticar isso agora.
Dinâmica do mergulho
Coloque uma música que fale dos mananciais de Deus, ou águas vivas que fluem do trono de Deus (Sugestão: Existe um Rio – Diante do Trono).
Deixe um espaço livre no meio da sala, o mais longo que for possível.
Explique que enquanto a música vai tocar, um por um dos participantes que desejam mergulhar nos mananciais de Deus, vai caminhando até chegar no final do percurso e ali vai buscar a face de Deus.
Ore, ministre por cada um. Deixe cada todos participem respeitando o tempo e o ritmo que cada pessoa pode levar para fazer. Quando chegar no final do percurso todos ficam lá até o final da ministração. Pode ajoelhar-se se quiserem. Enfim, Deus vai direcionar o que será feito neste dia.
Textos retirados do livro: Conhecendo Deus e fazendo a Sua vontade – Henry T. Blackaby & Claude V. King