top of page

Os Verbos de Jesus - parte 1


Dinâmica da Oração Esquisita

Antes de começar o estudo faça uma oração semelhante à oração que Jesus fez antes de ressuscitar a Lázaro: agradeça pela palavra edificante, conjugando o verbo no passado, assim:


“Senhor, obrigada por este culto abençoado, onde recebemos a nossa cura, muitos foram libertos, a palavra tocou o nosso coração, cada um recebeu uma porção da unção, e saímos daqui renovados pelo Teu Espírito. Amém”


Ou seja você vai fazer uma oração no início da reunião como se estivesse no final da reunião, agradecendo por tudo que aconteceu. Quanto mais específico você for na sua oração, mas esquisita ela vai parecer. Fale nomes, descreva acontecimentos e etc...


Depois de fazer a ”oração esquisita”, finja que nada aconteceu e inicie a palavra. Observe se alguém vai fazer algum comentário e use a reação das pessoas para exemplificar a segunda etapa da dinâmica.


CONEXÃO

Jesus tinha um modo especial de falar. Ele é Deus, se fez homem e veio ao mundo. Isso pode explicar porque em alguns momentos ele conjugava verbos e formava suas frases de um modo muito peculiar. É como se, sem querer, Ele deixasse escapar o seu pensamento divino, preso ainda em um corpo carnal. Vamos falar sobre 04 aspectos destas falas e você vai entender o que eu descobri.


Antes de iniciar este estudo é importante que você leia os versículos se transportando para aquela época, imaginando como seria ouvir o que Jesus estava falava sem saber da sua divindade, como um ouvinte incrédulo.


DINÂMICA PALAVRA


GRATIDÃO ANTECIPADA - João 11:41

Jesus pede para retirar a pedra que estava fechando o túmulo de Lázaro. Logo em seguida Ele ora a Deus agradecendo: “Pai, graças te dou porque me ouviste.”


Aí eu te pergunto: O que Deus ouviu? O que Jesus pediu? O que aconteceu para Jesus agradecer a Deus? Leia os versículos anteriores e você vai ver que não aconteceu nada. Tudo estava igual. Lázaro ainda estava no túmulo, morto.


Mas Jesus e se antecipa, agradecendo pelo milagre que ainda não tinha acontecido.


Dinâmica da Oração Esquisita

Depois de falar sobre a oração de Jesus, diga: “ Vocês lembram da oração que eu fiz antes de começar a palavra? Vocês acharam estranho? Agradecer ou falar do futuro como se já tivesse acontecido no passado? (se você observou alguma reação nas pessoas é o momento de falar o que viu).


Pois Jesus fez a mesma coisa.”

.

Por que Jesus orou assim?

Primeiramente para nos ensinar que podemos agradecer antes do milagre acontecer. Isso agrada a Deus.


Segundo, Ele explica porque fez isso no v.42: “ Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que Tu me enviaste.”


Ele agradece ao Pai em voz alta para que suas pessoas vissem a sua relação com Deus. O milagre que sucederia aquela oração era fruto de um relacionamento com Deus e a multidão precisava entender isso.


Jesus fez tudo programado. Todo domínio estava em Suas mãos. Porque Ele é Deus.


Desde o seu atraso de 4 dias até esta oração... Tudo foi necessário para acontecer o milagre de maior impacto para a sociedade: um morto, enterrado há 4 dias, com o corpo já apodrecido, ressuscitar!



FALOU MEU NOME, ALI ESTOU!

Mateus 18:20 – Quando Jesus disse: “...onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome ali estou no meio deles.” ele demonstrou uma característica que somente Deus possui: a onipresença.


Deus faz uma declaração parecida no Antigo Testamento em Jeremias 29:12-14.


Hoje nós entendemos perfeitamente o que ele quis dizer. Mas provavelmente seus discípulos não entenderam. Poderia ter se perguntado: “Como assim? Invoco o nome dele e ele surge do nada no meio da gente?”


Naquele momento, Jesus estava aqui na terra, em carne e osso, ainda não podia ser onipresente, mas por ser o próprio DEUS Ele já estava mostrando o que aconteceria no futuro, após a sua ascensão e descida do Espírito Santo. Hoje, nós o buscamos e Ele, através do Espírito Santo, se coloca em nosso meio.


DESAFIO

Vamos praticar o agradecimento antecipado. Escreva em uma folha uma carta para Deus. Você vai agradecer a Deus por tudo que ele ainda fará, mas como se já tivesse acontecido^. Descreva detalhes do que será realizado, conjugando os verbos no passado.


Por exemplo: Supondo que você esteja com uma doença grave. Você vai descrever a sua cura assim: “Deus, obrigada pela cura da minha doença, hoje eu posso brincar com meus netos, comer de tudo, não tomo mais nenhum remédio. Eu nasci de novo.”


E assim agradeça por tudo que você tem pedido a Deus e ainda não se cumpriu.


Ore a Deus desta forma esta semana, profetizando a realização dos seus sonhos e visualize eles se cumprindo na sua vida.



Trechos extraídas nos sites:

https://www.gotquestions.org/Portugues/Jesus-filho-homem.html

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Filho_do_Homem

http://www.abiblia.org/ver.php?id=434

Recent Posts
bottom of page