top of page

Sou Tabernáculo


Você já ouviu falar no Tabernáculo? Construído na época de Moisés parece algo muito antigo que ficou no passado. mas o Tabernáculo e seus elementos tem uma mensagem muito atual para nós.


Dinâmica “Que Templo eu Sou?


•Antes de começar o estudo, entregue a cada participante uma folha de papel em branco.

•Você vai ler o versículo I Coríntios 6:19, que diz: “...o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós...”

•É sobre este Templo que vamos falar hoje: VOCÊ!

•Desenhe neste papel como seria se você pudesse descrever como é o “seu Templo”.

•Como assim? Vou desenhar a minha igreja que eu congrego? Não!

•Você vai desenhar, escrever, indicar em forma de setas e símbolos o que existe dentro de você, no seu Templo espiritual. Pense nos seus talentos, no que você tem praticado no Reino de Deus, como seria a arrumação para conter o que você vive espiritualmente.

•Lembre de sua rotina, como você se coloca diante de Deus.

•Como seria o altar? O telhado? O seu templo teria símbolos, desenhos? De que cor ele seria? Ele teria cadeiras? Como seria a arrumação? Teria compartimentos? Utensílios e instrumentos?...

•Tente imaginar todos os detalhes possíveis e coloque isso no papel.

•Não precisa ser um desenhista, você pode fazer apenas esboços simples, mas que expressem o Templo que você é.

•Se tiver tempo, deixe cada um apresentar o seu “Templo” para o grupo.

•Guarde o desenho e inicie o estudo.

Hora de Despertar


II Crônicas 6:18 – Salomão, depois que edificou o templo fez um questionamento: “Será que Deus pode habitar aqui na terra? Essa casa não pode te conter.”


Quando lemos sobre a grandiosidade do templo e sobre como Deus também se alegrou e determinou que ali seria o Seu lugar de habitação, podemos perguntar: “Mas porque Deus queria tanto luxo se Jesus é tão simples? Será que Ele quer que façamos igrejas assim tão monumentais?


A resposta está nos versículos seguintes... II Crônicas 7:19-22 - Quando a obra do templo foi inaugurada e Deus faz uma aliança com Salomão Ele sabia que mesmo com toda a sabedoria de Salomão e mesmo com a grandiosidade e beleza do templo, os corações poderiam se corromper e o povo poderia buscar a outros deuses. Deus deixa bem claro que aquele templo era temporário. Ele só duraria enquanto o povo fosse fiel. E disse: “Lançarei essa casa para longe da minha presença.”


Ou seja, aquele templo só tinha sentido para Deus se fosse instrumento de adoração exclusiva para Ele. Deus se importa mesmo com a intenção do coração e não com as vaidades humanas. E por causa da idolatria e do distanciamento do povo e dos sacerdotes das leis do Senhor é que hoje este templo de pedra não existe mais. Deus permitiu que o templo fosse destruído pelos Romanos 70d.C.



Conexão


O Tabernáculo é a versão mais antiga do Templo de Salomão. Ele continha os utensílios, a Arca da Aliança, mas era uma tenda, era desmontado quando o povo se movimentava pelo deserto. Deus deu a Moisés todos os detalhes de como deveria ser o Tabernáculo.


João 1:14 – a palavra “habitou” aqui significa originalmente “tabernaculou”. Deus quer que possamos desfrutar de uma plena comunhão com Ele.


Hebreus 3:5-6 – Por isso, hoje o templo somos nós. Agora Deus habita em nós assim que decidimos abrir o nosso coração para Jesus.


Hebreus 8:6-7 – A Nova Aliança é superior à antiga, profetizada por Jeremias 31:31-34


Hebreus 8:5 – É importante entender que o Templo Celestial foi o modelo para o Tabernáculo terreno e ele não aparece no céu como o conhecemos (Apocalipse 21:22 / 14:17 / 15:5).


V. 3 – mas ele estará com os homens e seus elementos aparecerão de um modo diferente.


Planta baixa do Tabernáculo.



Dinâmica Palavra


Agora vamos olhar o passado, o presente e o futuro do Tabernáculo. Vamos entender o seu significado original (passado), entender o significado de cada utensílio para a igreja hoje (presente) e visualizar como é o Templo Celestial que nós vamos conhecer um dia (futuro):


Dinâmica “Que Templo eu Sou? – CONTINUAÇÃO

•Agora que você conheceu o Tabernáculo e todos os seus significados para igreja, olhe novamente para o seu desenho do “seu Templo”.

•Você acha que falta algum ítem? Quais são?

•Você viu que existem itens que você já pratica mas não lembrou de colocar no seu Templo?

•Você faria mudança em seu Templo? Quais?

•O seu Templo poderia ser habitado por Deus?

Desafio

CALENDÁRIO DA SEMANA

Olhando para a listagem dos utensílios do tabernáculo, escolha 7 que você não colocou no seu Templo ou que você acha que precisa fazer uma “reforma”.


Coloque no calendário abaixo um ítem em cada dia da semana e ao longo desta semana o seu desafio será incluir este ítem na sua vida, praticando o que ele significa.


Por exemplo: vou incluir o Maná Escondido – buscar em Deus sabedoria e conhecimentos ainda não revelados.


Então neste dia que você colocou o Maná, você vai descrever o que você vai fazer para incluir efetivamente este ítem no seu Templo. Por exemplo: estar buscando em Deus algo novo, lendo a Bíblia, parando para ouvir a voz de Deus e etc.


Trechos extraídos do livro: “O Tabernáculo – Um novo encontro com Deus” de Ernesto Kraft

Recent Posts
bottom of page