top of page

O Mistério da Árvore da Vida

  • Foto do escritor: Ester Carrilho
    Ester Carrilho
  • 7 de mar. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 16 de jan. de 2022



Quando comecei a meditar sobre este tema o que mais me chamou a atenção foi a quantidade de parábolas e ilustrações bíblicas em que Deus compara árvores, galhos e ramos com o homem.


Existe algum mistério de Deus com este simbolismo da árvore?


A resposta é: sim!


Existe um propósito para Deus nos comparar com árvores e é sobre isso que vamos falar nesta Dinâmica Palavra. Prepare-se para se surpreender com o que Deus quer falar com tudo isso.



Hora de despertar

Você consegue lembrar de alguma parábola Bíblica que fala sobre árvores, frutos, galhos, sementes ou ramos?



Conexão

Primeiro posso começar falando sobre o dia da criação em que Deus fez as árvores. Vamos relembrar?


Primeiro Ele fez separação entre o dia e a noite, a luz e as trevas.


No segundo dia ele separou as águas e o firmamento.


No terceiro dia ele fez surgir a terra seca e toda a vegetação, árvores e seus frutos.


Você não sentiu falta de nada neste terceiro dia da criação? Como que as árvores poderiam fazer a fotossíntese se ainda não existia a luz do sol? O sol foi criado apenas no quarto dia. E como essa vegetação sobreviveu?


A resposta está em Apocalipse 22:5 – assim como vai acontecer no céu, foi a luz que vem da glória de Deus que iluminou a terra até o terceiro dia. Era a luz própria de Deus, a Sua glória que fez a fotossíntese das primeiras árvores do mundo. E que mensagem Deus me passa com tudo isso? Que Ele já estava desenhando o relacionamento Dele com o homem, representado pelas árvores. Nós precisamos depender da glória de Deus para produzirmos os nossos frutos.



Dinâmica Palavra

Deus também me levou a olhar para a primeira árvore que é citada na Bíblia: a ÁRVORE DA VIDA (Gênesis 2:9). Em Gênesis 3:22 Deus explica a função desta árvore: com ela era possível “comer e viver eternamente”, ou seja, esta árvore era alimento e cura eterna para os povos. Existia uma função espiritual nesta árvore. Por isso ela precisou ser guardada por anjos, ninguém mais poderia ter acesso a ela.


Mas como o homem poderia sobreviver sem a árvore da vida? De onde viria a fonte de alimento e cura espiritual para o homem agora? Será que Deus elegeu outra “árvore” para substituí-la?

Sim! Deus elegeu uma nova “árvore da vida” para suprir a carência dos povos. Essa nova árvore se chama: ISRAEL!


Observe que assim que Adão e Eva pecaram, uma nova árvore é citada na Bíblia: a figueira (Gênesis 3:7) Adão e Eva costuraram as folhas de figueira para cobrir a sua nudez.


E isso é fantástico! A figueira é um dos símbolos de ISRAEL (Oséias 9:10 / Jeremias 24:3-7), assim como a oliveira (Ezequiel 19:10-14 / Isaías 5:1-7 / Jeremias 2:21 / Salmos 80:14 / Oséias 10:1), a videira e o espinheiro, citados na parábola de Jotão (Juízes 9:7-20). A figueira também é usada como remédio para curar o rei Ezequias (II Reis 20:5-7). Jesus também fala da figueira, alertando Israel sobre a sua volta (Mateus 24:32-33).


A figueira é ISRAEL.


Adão e Eva usaram as folhas de figueira para cobrir o pecado porém não resolveram completamente o seu problema. Não se reconciliaram com Deus. Esse cenário é muito semelhante com o que aconteceu com a Lei. – a Lei cobriu o pecado, cobriu a culpa, mas não permitiu a reconciliação plena com Deus.


Voltando para a história de Adão e Eva, esse perdão pleno só acontece quando Deus sacrifica 02 animais e usa a pele para cobrir a nudez de verdade (Genesis 3:21) – precisou um derramamento de sangue para cobrir os pecados. Deus já estava desenhando ali o PLANO DE SALVAÇÃO.


Somente o sacrifício de Jesus pode nos reconciliar com Deus.


FOLHAS DE FIGUEIRA = LEIS DE ISRAEL = PLANO PROVISÓRIO = ANTIGO TESTAMENTO


PELES DE ANIMAIS = SACRIFÍCIO DE JESUS = PLANO DE SALVAÇÃO = NOVO TESTAMENTO


Gênesis 12:3 - Quando Deus chama a Abraão para sua missão, Ele diz: “Através de você TODAS AS NAÇÕES DA TERRA serão abençoadas!” Deus estava naquele momento separando uma nação para ser alimento e cura para as outras nações. Uma nova árvore da vida estava sendo plantada: ISRAEL!


Quando Israel prospera, todas as nações do mundo são abençoadas. Como pode um país tão pequeno e exportar tecnologias na área da agricultura, medicina e tecnologias para todo o mundo? E todos que apoiam Israel prosperam. Isso é uma ordem de Deus imutável e perpétua.

No Antigo Testamento também era assim. Maldita era a nação que se levantava contra Israel. E na história de Naamã, comandante do exército do rei da Síria, vemos que através de Israel, ele recebe a cura quando pede ajuda a Eliseu, profeta de Israel (II Reis 5).


E no Novo Testamento? Quem é a árvore da vida?


Isaías 11:1 – Jesus é anunciado como o ramo que surge do tronco de Jessé. O ramo que brota de ISRAEL para oferecer ao mundo alimento e cura eterna para as nações.


João 15:1 – Jesus se declara a “videira verdadeira” – a primeira videira foi Israel, esta não foi fiel a Deus, foi a solução provisória (folhas de figueira). Então, Jesus se revela como a “videira verdadeira”, ou seja, a verdadeira solução, a nova “árvore da vida”.


Por que Jesus escolheu a “videira” para simbolizar a sua imagem como “árvore da vida”? Por que não escolheu a figueira ou a oliveira?


Resposta: Qual é o fruto da videira? A uva.

O que se faz com a uva? Vinho.

Qual foi o primeiro milagre de Jesus? Transformou água em vinho.


Uau! A videira já estava presente no início do seu ministério. Ele a escolheu desde o princípio!


Apocalipse 22:2 – E no final de tudo, no céu, ela aparece de novo, com a mesma função. Quando chegarmos no céu e olharmos para a “árvore da vida”, não vamos apenas nos alimentar dela para que possamos ser curados, mas também vamos olhar para ela e lembrar que é símbolo do plano da salvação de Deus para a humanidade.



Desafio

Agora que você sabe que faz parte da Árvore da Vida, agora que você sabe da sua responsabilidade como igreja e que isso foi projetado por Deus desde o princípio, tome posse desta missão: ser alimento e cura!


Escreva no seu caderno algumas ações que representam alimento e cura para aqueles que estão ao seu redor.


Cada dia da semana você vai praticar uma ação diferente, destas que você escreveu, seguindo o modelo abaixo:

Comments


Recent Posts

© 2023 by Kathy Schulders. Proudly created with Wix.com 

  • Grey Twitter Icon
bottom of page