top of page

Frutos, Pra Quê?

  • 1 de fev. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 16 de jan. de 2022



Nós ouvimos tanto falar de frutos, que precisamos ser frutíferos. Mas, que frutos são esses? Para que eles servem de acordo com a palavra de Deus? Vamos descobrir neste estudo que os frutos são tão importantes que eles estão por toda Biblia. Respire fundo e mergulhe comigo neste manancial.


Hora de despertar


Dinâmica do LIMOEIRO – coloque a foto de um limoeiro no Data Show e pergunte:


  • Para que serve este limoeiro?

  • O que você acha que Jesus quis dizer quando falou que precisamos frutificar? Que frutos são esses?

Anote as respostas dos participantes em uma cartolina e deixe visível.



Conexão

Em Ezequiel 47:12 temos a resposta: Os nossos frutos precisam ser alimento e cura para as nações.


A “parábola da videira” aparece tanto em Ezequiel 15 como em João 15. Nesta parábola, Deus corta fora os galhos que não produzem frutos e os lança no fogo. Deus não aceita árvores improdutivas ou que produzem frutos podres, afinal, fruto podre dá dor de barriga.


Ao entendermos que precisarmos ser cura e alimento para os outros, a gente frutifica. Esse é o sentido fundamental de “frutificar”.


Você identificou estas características no limoeiro? Ou nos frutos que um cristão deve dar?



Dinâmica Palavra

João 15:1-8 – Quando Jesus declara que Ele é a árvore e nós somos os ramos Ele está falando muito sério. Ele está falando da nossa missão, está transferindo para a igreja o alimento e a cura para as nações. Missão esta, determinada desde a fundação do mundo.


As pessoas quando olham para uma árvore cheia de frutos, elas tem vontade de comer daqueles frutos. Tem vontade de se abrigar em sua sombra.


Agora o mundo precisa olhar para a igreja e ver nela a fonte de cura e alimento. Quando as pessoas olham para mim e para você, elas nos vêem como fonte de alimento e cura?


O que eu estou sendo para as pessoas e para o mundo?


Eu realmente estou cumprindo o meu papel de igreja?


Ezequiel 47:12 “Se a minha vida interior com Deus (minha “raiz”) se alimenta da graça de Deus e sua Palavra (a “água”), então meu testemunho (minhas “folhas”) glorificará a Deus e será uma bênção (alimento e remédio) para meus concidadãos. Dessa maneira o fruto do Espírito se tornará visível em minha vida.”

Roger Liebi



O Fruto do Espírito – Gálatas 5:22-23 – observe que todas as características do fruto proporcionam fonte de alimento e cura. Vamos ler em voz alta, pausadamente e visualizar o alimento e a cura: AMOR, GOZO, PAZ, LONGANIMIDADE, BENIGNIDADE, BONDADE, FÉ, MANSIDÃO, TEMPERANÇA.


“Pelo fruto conhecereis a árvore” – Mateus 7:16-20 – se você tem sido alimento e cura, você tem sido uma boa árvore.


Existem também as “figueiras bravas”: árvores onde o fruto não é próprio para o consumo, é sem sabor. “Eu não faço o bem, mas também não faço o mal.”... “Eu estou aqui, não vou te acrescentar em nada, mas também não vou te prejudicar.”


Romanos 11:17-24 – Paulo fala do “enxerto na oliveira”. Esses, são para mim, os versículos que comprovam que quando a Bíblia fala em oliveira, videira ou figueira, ela fala de ISRAEL.

Paulo diz que Israel se tornou em uma “oliveira brava”, ou seja, uma árvore infrutífera.


Essa mesma ilustração aparece no Antigo Testamento pela boca de quatro profetas diferentes:

  • Ezequiel 19:10-24 – Parábola da videira arruinada;

  • Isaías 5:1-7 – Parábola da vinha má onde existiam “uvas bravas” e a vinha do Senhor é a casa de Israel e os homens de Judá é a plantação que Ele amava;

  • Jeremias 2:21 – a “vide brava”, onde Deus declara que plantou Israel como “vide excelente”, mas ela se tornou degenerada como a “vide brava”;

  • Oséias 10:1 – Israel, a videira viçosa.

Em resumo, Paulo faz uma menção ao que os profetas falaram no passado e uniu ao que Jesus disse sobre a “videira e os ramos”. Onde nós, gentios, somos os novos ramos, “enxertados”. Porque os ramos originais (Israel) foram cortados por serem improdutivos. Exatamente o que Jesus diz que fará com os ramos que não produzem frutos.


O que mais me chamou a atenção foi a quantidade de parábolas e ilustrações bíblicas em que Deus compara árvores, galhos e ramos com o homem. São inúmeras citações, dentre elas:

  • O primeiro Salmo já começa comparando o homem bem-sucedido com a árvore plantada junto ao a correntes das águas (Salmo 1:3);

  • José é comparado com um ramo frutífero (Genesis 49:22);

  • A primeira parábola da Bíblia fala sobre 05 árvores diferentes (Apólogo de Jotão – Juízes 9:7-20);

  • Os profetas também relacionam pessoas com árvores e frutos (Jeremias 2:21 / Jeremias 17:7-8 / Jeremias 24:3-7/ Ezequiel 17:22-24 / Ezequiel 19:10-14 / Isaías 5:1-7 /Isaías 61:3 / Oséias 9:10 / Oséias 10:1);

  • Jó fala da árvore que brota apenas com o cheiro das águas (Jó 14:7-9);

  • Provérbios de Salomão comparam o homem à arvore de vida (Provérbios 13:12 / 15:4)

  • Jesus fala de árvores, frutos e sementes várias vezes (Mateus 7:16-20 / Mateus 13:32 / Mateus 24:32-33 / Lucas 6:44-45 / Lucas 8:4-15);

  • Paulo fala sobre o Fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23).

Existe algum mistério de Deus com este simbolismo da árvore?


A resposta é: sim!


Existe um propósito para Deus nos comparar com árvores e é sobre isso que vamos falar na próxima Dinâmica Palavra.



Nos jornais estão sempre falando no desmatamento da Amazônia: árvores e mais árvores sendo eliminadas. Pura distração! É chegado o fim dos tempos e tudo isso está previsto.


Enquanto isso, Deus está nos chamando para a nossa missão: sermos como árvores, o “ramo da videira”, alimento e cura para o Brasil e para o mundo!


Mas parece que nós, a igreja, estamos sendo queimados, eliminados pouco a pouco pelos contrabandistas, pelo inimigo que está transformando em cinzas a nossa imagem, a nossa reputação. A PRÓPRIA IGREJA QUEIMA A IMAGEM DE OUTRA IGREJA. Um queima o outro ao invés de se unirem para cultivar o Reino.


Deixamos os criminosos destruírem nossos princípios e aos poucos estamos virando um deserto superpopuloso. Porque as igrejas estão lotadas, mas o povo continua com fome.


Volte a ser o que Deus te chamou para ser: alimento e cura!


Desafio do fruto: entregue para cada pessoa um cartão com o dizer: “Eu sou alimento e cura para as nações” e acima deste dizer, deixar um espaço para a pessoa escrever o próprio nome em letras grandes, como no modelo abaixo:



Faça uma oração e coloque em sua casa, colado na porta ou no espelho, em lugar visível, este cartão. E durante esta semana todos vão buscar ser alimento e cura para aqueles que estão próximos.

Comments


Recent Posts

© 2023 by Kathy Schulders. Proudly created with Wix.com 

  • Grey Twitter Icon
bottom of page