Qual é o seu grito? | Salmo 139 | Parte 3
- Ester Carrilho
- 14 de dez. de 2019
- 5 min de leitura
Atualizado: 16 de jan. de 2022

Às vezes nossa vida está muito boa, tudo na maior paz. Aí vem alguém e nos tira do sério, ou alguma situação nos traz revolta e acaba com a tranquilidade. Neste Salmo acontece algo parecido: Uma reação repentina do salmista no meio de tantas palavras bonitas.
Hora de despertar
Como você reage quando vê algo que o desagrada?
Conexão
Você possui algum segredo ou existem algumas ações que você tem praticado que ninguém pode saber?
Você tem escondido algo das pessoas mais próximas de você?
Você costuma esconder seus sentimentos? E quando você não esconde, como você os expressa?
“Quem tem coragem de proclamar em voz alta todos os pensamentos que transitam em sua mente? Creio que nenhum de nós.” Augusto Cury
Expressar nossos sentimentos pode ser tão nocivo quanto escondê-los. Muitas vezes não sabemos dosar o modo como nos expressamos. E não são os nossos pensamentos que as pessoas conhecem, são as nossas atitudes. Você pode amar muito uma pessoa mas se você não expressar este amor ela nunca se sentirá amada por você.
“A psicologia encontra muitos limites na compreensão dos indivíduos, pois só consegue interpretar seus comportamentos... O mesmo acontece com o sistema jurídico ...julga um réu não pelo que realmente pensa e sente, mas pela cortina de suas reações externas.”
Augusto Cury
Vamos ver que Davi expressou sua revolta no meio deste Salmo tão lindo e neste desabafo e descobrir coisas importantíssimas.
Dinâmica Palavra
Versos 19 ao 22 – UM GRITO NO MEIO DO POEMA
“Tomara, desse cabo do perverso, ó Deus! Afastem-se de mim os assassinos!
Porque falam de ti com maldade; em vão rebelam-se contra ti.
Acaso não odeio os que te odeiam, Senhor? E não detesto os que se revoltam contra ti? Tenho por eles ódio implacável! Considero-os inimigos meus”.
Demonstrando a sua indignação contra os rebeldes, perversos e assassinos, Davi explode de repente.
Em Mateus 6:13 Jesus nos ensina a orar: “livra-nos do mal”. O Salmista também pede para Deus acabar com o perverso e afastar os assassinos.
É fato que os inimigos de Deus também são os nossos inimigos. Mas como Paulo disse: “nossa luta não é contra carne, nem sangue, mas contra potestades, principados, dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Efésios 6:12).
Agora o salmista entra em defesa do reino. Demonstra seu cuidado, zelo e ciúme por Deus e demonstra sua ira pelos inimigos de Deus com ódio no coração.
Estes versos são como um grito de revolta no meio do poema. É uma janela de maus pensamentos que se abre e o salmista lembra das desventuras deste mundo, lutas, frustrações e pesares...no meio de tantas coisas lindas que Deus fez, existe o diabo, o mau, o pecado, as tentações, as guerras que desviam o olhar para o melhor de Deus.
E foi exatamente isso que aconteceu com Davi no meio deste salmo.
E não é assim que nós agimos? Às vezes está tudo bem, estamos na maior paz com Deus, ouvindo a voz dEle, mas de repente vem um sentimento de angústia, lembramos do passado e explodimos, esbravejamos, reclamamos e depois voltamos e nos arrependemos das nossas atitudes.
Observe que depois ele termina o Salmo pedindo a Deus para sondar o seu coração, para que Ele veja se existe algum ”caminho mal”.
“Deus perscruta as intenções e penetra nos pensamentos humanos. Ninguém é perfeito, não há um ser humano que seja senhor pleno de suas emoções e de seus pensamentos. Podemos ser plenamente éticos exteriormente, mas quem o é por dentro? ”
Augusto Cury
Na hora de expressar seus sentimentos alguns se retraem e ficam muito enclausurados, outros falam tudo que vem na cabeça.
Os que se retraem muitas vezes explodem de repente podendo causar grandes danos ou manifestam doenças porque o corpo não aguenta reter tantas emoções. De qualquer modo, essas emoções vão se extravasar de algum modo.
Os que falam tudo que vem à cabeça geralmente se tornam pessoas de difícil relacionamento e também podem desenvolver doenças porque as suas ações são muito intensas e atingem o coração, manifestando ansiedade e nervosismo.
Mas como reagir?
Primeiro, siga o exemplo de Davi: fale tudo com Deus! Abra o seu coração, esbraveje, solta tudo que está dentro de você. Deus já conhece seus pensamentos mesmo. Então desafoga com ele as suas mágoas e ele vai sarar o seu coração.
Segundo, siga o exemplo de Jesus na hora de expressar em atitudes, nas suas reações. Vamos olhar em Lucas 6:27-36. Agora, segura firme porque é forte demais!

Versos 23 ao 24 – 3 PEDIDOS ESPECIAIS
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.”
Que bom que Davi não terminou o Salmo com os versículos anteriores. Graças a Deus! Mas ele encerra de modo maravilhosamente especial.
Sonda-me – Onisciência de Deus – Davi pede a Deus para sondar o coração. Mas Deus já não conhece a sua criação? Sim. Ele conhece. Mas nós temos escolhas, elaboramos novos planos, novos pensamentos, novos sentimentos. Por isso, precisamos dar liberdade a Deus para nos sondar, olhar de novo e rever o nosso coração e as nossas inquietações do pensamento.
Prova-me – Onipotência de Deus – pedir a Deus para ser provado é algo bem audacioso. Tem que ter muita coragem e um grande desejo de mudar, ainda que seja difícil, pedir a Deus para ser provado é um desejo de quem quer que Deus o conheça mais profundamente.
Guia-me – Onipresença de Deus – depois de se sondado e depois de ser provado, Deus poderá nos levar ao “caminho eterno”. Atenção! Pedir a Deus para guia-lo é como abrir mão dos seus próprios caminhos e das suas escolhas!
Estes são 03 pedidos que só pode fazer aquele que deseja maior intimidade com Deus.
Você tem coragem de fazer estes 3 pedidos para Deus?
“o Caminho Eterno” – no início dos Salmos Davi fala que Deus conhece todos os nossos caminhos, as nossas escolhas. Mas agora ele pede a Deus que o leve a um único caminho: “o caminho eterno”. Que caminho é esse que me leva para a eternidade?
“O livro de Salmos não é um conjunto de canções bonitas para nos animar, é a profecia sobre o Messias, Jesus Cristo.”Meno Kalishier
O salmista Davi encerra a canção com o único caminho, e o seu nome é: Jesus, o “Caminho Eterno”.
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim” João 14:6.
Desafio
Durante a semana escreva no seu caderno qual tem sido o seu “GRITO NO MEIO DO POEMA”. Escreva quais tem sido as suas reações ou se você não tem reagido a nada.
Olhando o exemplo de Jesus, faça uma listagem de reações diferentes que você vai promover esta semana. Veja o modelo abaixo:

Pode gritar à vontade – agora você vai gritar tudo que está entalado aí dentro de você. Mas você vai gritar tudo diante de Deus. Se tranque no seu quarto, coloque uma música instrumental (sugestão: https://www.youtube.com/watch?v=sZtkStBiK14) apague as luzes e chame o Senhor para ter uma conversa. Ele vai ser o seu psicólogo agora. Comece a relatar tudo que está doendo, todas as inquietações que você tem vivido, tudo que te irrita e te aborrece. Conte seus segredos também. Vá falando tudo que você se lembrar. Lança sobre ele as suas ansiedades. Lança tudo. E depois troque de música (sugestão: https://www.youtube.com/watch?v=kTTgqcx3OOs) pare e ouça o que Ele tem para te dizer, sinta a paz encher o seu coração.
Comments