top of page

Quem é Deus? Salmo 139 - parte 1

  • Foto do escritor: Ester Carrilho
    Ester Carrilho
  • 30 de nov. de 2019
  • 5 min de leitura

Atualizado: 16 de jan. de 2022




Neste Salmo nós vamos conhecer mais sobre o amor de Deus e sobre a nossa identidade. Prepare-se para olhar preciosos detalhes nas revelações profundas que o salmista Davi recebeu de Deus.



Hora de despertar

Descreva com apenas 3 palavras quem Deus é para você.



Conexão

Este Salmo é uma revelação sobre a nossa identidade é também uma revelação profunda de Deus para o rei Davi sobre como Deus se relaciona com a gente, como ele nos vê e como interage com aqueles que se achegam a Ele. Essa evidência fica clara quando olhamos para o primeiro e para o penúltimo versículo.


No primeiro verso Davi afirma que Deus sonda os nossos corações e no penúltimo versículo ele encerra o salmo, reafirmando: “Sonda-me”, porém, aqui ele está pedindo a Deus que faça mesmo este gesto. Ele dá liberdade a Deus para realmente sondá-lo. Um passo a mais para quem quer uma verdadeira intimidade com Deus.


E é isso que precisamos buscar: maior intimidade com Deus.


Este Salmo é totalmente pessoal. Mostra que Deus, apesar de ser tão poderoso, vasto e abrangente, também é pessoal.


Vamos olhar este Salmo em 05 etapas:

  • A ONISCIÊNCIA de Deus;

  • A ONIPRESENÇA de Deus;

  • A ONIPOTÊNCIA de Deus;

  • Um GRITO no meio do POEMA;

  • 3 PEDIDOS especiais.


Dinâmica Palavra


Versos 1 ao 4 - A ONISCIÊNCIA DE DEUS

“Senhor, tu me sondas e me conheces.

Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos.

Esquadrinhas meu andar e o meu deitar; todos os meus caminhos te são bem conhecidos.

Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor".

  • Deus está perto ou longe de nós? - Como que alguém que está longe consegue “ler pensamentos”? Nos versículos seguintes vamos ver que Deus não está longe, mas Ele nos cerca por trás e por diante. Portanto, este termo “de longe” só pode expressar que se ao longe Ele já conhece os meus pensamentos, imagina estando perto... Ele sabe até mesmo o que vou falar antes mesmo da palavra sair da minha boca, ou “chegue à língua”, antes mesmo do meu cérebro enviar comandos para a minha língua elaborar o fonema das palavras! Uau!

Isso só acontece com amigos muito íntimos, que só de olhar para a pessoa já sabe o que ela está pensando ou sem querer vocês falam a mesma coisa, ao mesmo tempo. Será que chegaremos a ser assim com o nosso Deus? Eu quero!


  • Esquadrinhar = amar - Assento, levanto, ando, assento e me deito. Me levanto de novo e ando, me assento até me deitar... Até mesmo nossos gestos e ações que estão no nosso “automático” e nós nem pensamos muito para executar, no nosso descanso ou no nosso árduo trabalho, Deus está atento. Quanto mais as nossas ações premeditadas, que são os caminhos que nós escolhemos andar. Ele conhece, sabe e esquadrinha.

  • Esquadrinhar significa examinar minuciosamente, perscrutar, procurar algo em todos os cantos e lugares, palmo a palmo.

O “esquadrinhar” de Deus não é uma perseguição. Eu não me sinto invadida, eu me sinto amada ao saber que Ele me olha de forma tão profunda.


Quando Deus esquadrinha o meu andar e o meu deitar Ele está cuidando de mim.


Versos 5 ao 10 – A ONIPRESENÇA DE DEUS


“Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim.

Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance, é tão elevado que não o posso atingir.”


Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença?

Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás.

Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá.”


  • O abraço de Deus – Podemos visualizar neste versículo como é o abraço de Deus: Ele me cerca por trás e pela frente e sobre mim põe a sua mão. Deus nos abraça com um afago e sabemos que quando ele impõe as suas mão é para nos abençoar, então temos um abraço com um afago e uma bênção!

Na foto abaixo temos o modelo de como eu imagino ser o abraço de Deus:


  • Sem palavras – neste último trecho o salmista faz um desabafo: não estou conseguindo expressar nem entender tudo isso que Deus está me revelando!

Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance, é tão elevado que não o posso atingir.”


Ele fica tão vislumbrado que faltaram palavras para ele. Faltaram adjetivos para descrever tamanha revelação. E nos versículos seguintes ainda virão mais revelações profundas.


Podemos imaginar a grandeza de Deus mas nossa mente é limitada. A natureza de Deus ultrapassa o imaginário humano. É como um oceano profundo e inexplorável. È como o universo que não se acha o fim. É como ampliar uma única célula e não cessar de encontrar detalhes.


Os projetos de Deus se estendem nas riquezas do infinito exterior e nas nano partículas do interior.


  • Norte, Sul, Leste e Oeste – o salmista descreve os 04 pontos cardeais:

  1. Se eu subir aos céus – NORTE (para cima)

  2. se eu fizer a minha cama na sepultura – SUL (para baixo)

  3. Se eu subir com as asas da alvorada – LESTE (alvorada é onde o sol nasce).

  4. E morar na extremidade do mar – OESTE (o Mar Mediterrâneo fica a oeste de Israel).


  • Deus nos persegue? - Ao ler o Salmo 139 você se sente invadido, perseguido ou amado por Deus? Se o Salmista tentou fugir da presença de Deus percebeu que esta “presença” está além dos limites da alma e do espírito e está além dos limites físicos porque para onde ele vai, Deus está: “ali estás, “lá estás”, “mesmo ali”... A ação do Espírito de Deus aqui não é de perseguidor. Observe que no final deste percurso por todos os cantos, Davi percebe que o tempo todo era a “mão direita” de Deus o guiando e o sustentando. Ou seja, Deus não é um perseguidor, Ele é um Deus amoroso que está conduzindo a nossa vida e nos sustentando.

Nós é que o procuramos e o encontraremos sempre que o buscarmos porque Ele está em todo lugar. Mas se for preciso ele deixa as 99 ovelhas para encontrar uma que se perdeu (Mateus 18:12-13).


Se for para Deus sair atrás de nós, não será para nos perseguir, mas sim para nos RESGATAR!



Desafio

Durante a semana – escolha um Salmo que descreva as características de Deus e vá grifando tudo que você acredita que Deus seja para você. Você pode escolher qualquer Salmo e até mais de um, se preferir.


Depois, em seu caderno, inicie o texto com a seguinte declaração: “Deus, Tú és para mim....” e vá escrevendo em forma de oração tudo que você grifou nos salmos.


Momento a sós com Deus – coloque uma música instrumental, apague a luz, sente, se ajoelhe ou encontre uma posição que você não se distraia com nada. É só você e Deus. Você vai conversar com Ele até a música acabar. Em alguns momentos fique em silêncio para você ouvir a voz de Deus falando com você.

1 Comment


Patrícia rubim
Patrícia rubim
Feb 20

Amém! Que profunda reflexão!!!!

Like
Recent Posts

© 2023 by Kathy Schulders. Proudly created with Wix.com 

  • Grey Twitter Icon
bottom of page