top of page

Batalha Espiritual - parte 1

  • Foto do escritor: Ester Carrilho
    Ester Carrilho
  • 3 de ago. de 2019
  • 6 min de leitura

CONHECENDO O INIMIGO – Antes de iniciarmos o estudo sobre batalha espiritual é importante conhecer as estratégias do inimigo para tentar nos enganar.


O principal método de Satanás é disfarçar o pecado para torná-lo apelativo e atraente. Ele quer nos fazer acreditar que temos a capacidade de controlar nossos pecados e suas consequências. Ele promete a felicidade, mas esconde o preço que tem que ser pago. E para os crentes: se ele não pode impedir nossa ida para o céu, pelo menos ele pode tentar nos manter inúteis na terra.


E sua missão mais importante: convencer as pessoas de que elas não precisam de Jesus Cristo como seu Salvador do pecado e levá-las para o inferno.


“Deus é o Grande EU SOU, Satanás é o grande eu não sou.”


Como o tema "Batalha Espiritual" é muito extenso, eu pedi que as mulheres do nosso grupo de estudo fizessem as perguntas e assim respondi a cada uma. Por isso você vai ver o nome delas na frente da pergunta.


1 – NEIDE - A Bíblia fala que satanás vem em forma de anjo! Então satanás, anjo e demônio é um só?


R: Satanás, anjos e demônios são coisas diferentes.


A Escritura nos informa que Satanás existe e é uma pessoa real, um ser de verdade que possui intelecto, emoção e vontade. Em Isaías 14:12-19 e Ezequiel 28:11-19 mostram a origem de Satanás: Antes de sua queda, ele era o mais poderoso e majestoso dentre as hostes angelicais, era chamado de “estrela da manhã”. Ele foi ungido querubim, guardião da glória de Deus, o líder da adoração celestial. Até que se achou maldade em seu coração: “tornou-se orgulhoso por causa da sua beleza”.


Satanás embarcou em uma campanha de difamação, indo de anjo em anjo na tentativa de caluniar a Deus. Deus, então, o expulsou, o fazendo cair sobre a Terra, e ele perdeu seu lugar no céu para sempre.

Entretanto, ele tem uma milícia de subalternos – seus demônios – que foram expulsos junto com ele do céu porque se uniram a Satanás em sua rebelião original.


Satanás é o príncipe do demônios (Mt 12:24 / 25:41 / Apocalipse 12:7). Hoje estes demônios fazem o trabalho por ele, então eles podem nos rondar tão de perto quanto nossas roupas e nós temos que ficar alertas para isso.


2 – ROSA - Como saber que realmente vivemos em uma batalha espiritual? Os anjos vivem todo tempo ao nosso lado?


R: A batalha espiritual é uma guerra invisível travada no domínio espiritual, mas alimentada no domínio visível, físico. Dividida em 3 frentes: por terra (a carne), pelo ar (demônios) e pelo mar (o mundo). O mundo é o céu do Diabo. Quando o mundo entra, o céu de Deus sai. Esta batalha está acontecendo constantemente, sem cessar.


Hebreus 1:14 / II Rs 6:15-17 / Daniel 10 - Embora não possamos olhar através do mundo invisível, podemos ter a certeza de que Deus emprega seus anjos para ministrarem em nosso favor bem como para nos protegerem do inimigo. Estamos cercados deles.


3 – JOELMA - Quando um cristão sofre um acidente é porque o anjo da guarda estava afastado dele?


R: As tragédias que porventura podem acontecer na vida do cristão não estão relacionadas ao afastamento dos anjos, mas com a investida do inimigo.


O inimigo não vem até nós com a mesma intensidade todos os dias. Efésios 6:13 fala sobre o “dia mau”.


Esses momentos de ataques furiosos do inimigo são chamados de “dia mau”: problemas, dificuldades e tentações parecem conspirar contra nós, e tudo de uma vez só.


Pergunte a Jó sobre o “dia mau”. Ele foi o homem que mais entendeu este termo.


I Pe 5:8 – Satanás também fica espreitado em busca de presas mais vulneráveis.


Lc 22:31-32 – Pedro enfrentou o dia mau quando Satanás o peneirou como trigo.


Lc 22:53 - Jesus enfrentou o dia mau quando foi tentado durante 40 dias no deserto e depois, quando Jesus estava no escuro Getsêmani.


4 – MARUSKA - Quando aquele desejo de buscar a Deus vai se esfriando, pode ser algo relacionado a uma batalha espiritual? É sinal de que estamos perdidos na fé?


R: Após passar pelo “dia mau” você pode naturalmente esfriar na fé. Este é o momento ideal para o inimigo entrar e começar a realizar seus planos. Por isso Jesus nos pede para cuidar do fogo da lâmpada, manter o óleo em estoque, (Mateus 25:1-13) para que o desânimo e a falta de fé não transforme o que está ruim em algo ainda pior: se perder na fé, tornar-se um incrédulo, cego e frio espiritualmente. E até mesmo levá-lo ao inferno. Porque este é o objetivo principal do Diabo.


5 – SILVIA - Como perceber os sinais de que estamos começando a viver uma batalha grande espiritual?


R: Estamos constantemente em batalha espiritual. Mas, quando você começa a ver que surgem problemas em várias áreas da sua vida; pessoas se levantam contra você, surgem doenças ou quando você esfria espiritualmente, fica desanimado sem vontade de ler a Bíblia, orar e não quer mais ir na igreja e nem participar de nada no Reino... Atenção! Você está em uma GRANDE batalha espiritual.


6 – FRANCISCA - Se ficarmos sem orar, sem agradecer a Deus pelo nosso dia, isso pode nos prejudicar espiritualmente?


R: Sim. O crente que não ora também não desenvolve um relacionamento com Deus e não movimenta o céu a seu favor, então, ele tem grandes chances de perder a guerra.


7 – IVY - Quando a pessoa se desvia, o espírito do mal, se apossa dela?


R: Sim. E não só um espírito maligno, mas este vai carregar outros demônios com ele.


Mateus 12:43 - 45 – Quando temos o Espírito Santo de Deus a nossa casa está ocupada por Ele e o diabo não pode entrar. Deus não habita no mesmo lugar que um espírito imundo (I Cor 6:19 / II Cor 6:15-16 / 3:17 / I Jo 4:4).


Mas se a casa fica vazia, ou seja, a pessoa se torna incrédula e o Espírito Santo não habita mais ali, “o espírito imundo leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros.”


Por isso é importante ressaltar que, em contraponto, crentes não podem ficar possuídos por demônios (Cl 1:13 / II Ts 3:3 / I Jo 5:18-19) . Nas epístolas do Novo Testamento, maior registro da história da igreja, não existe nenhum relato de possessão demoníaca em crentes.


8 – VANILDA - Uma família que é temente a Deus, pode o diabo cirandar?


R: Efésios 4:25-32 mostra várias atitudes que os cristãos não devem fazer para não dar lugar ao Diabo.


Mesmo que você esteja em uma família de crentes, existem momentos em que a batalha se intensifica.


Mas o Diabo só vai cirandar com alguém se existirem pecados sem conserto com Deus. Ou, como foi no caso de Pedro, satanás pediu permissão a Deus para cirandar com ele (Lucas 22:31).


9 – NARA - Sobre espíritos malignos familiares, existe isto em família? pode mesmo um espírito passar de pai pra filhos e netos? / ROSÂNGELA - Quando alguém na família tem este espirito de batalha é verdade que passa de geração pra geração? / SILVIA - O que é maldição hereditária? E como combate-la? / NARA - Tem como libertar a família? MARUSKA - Crentes podem ser amaldiçoados ?


R: O apoio para a maldição hereditária é retirado de várias passagens do Antigo Testamento (Êx 20:4-7; 34:6-7 / Num 14:17-19 / Dt 5:7-10). Essas passagens são dirigidas ao povo judeu e são parte das maldições e bênçãos contidas na aliança mosaica. Os cristãos de hoje não estão sob as maldições da lei mosaica.


Mesmo assim, o desfavor de Deus era quebrado por qualquer membro da família se este deixasse de amar a ídolos e passasse a amar a Deus e a guardar seus mandamentos (Êx 20:4-6).


Na verdade, a Bíblia ensina exatamente o oposto. Não importa qual religião falsa seja passada por uma geração à outra, os filhos decidem se aceitam ou se a rejeitam. Eles são “amaldiçoados” por sua própria decisão de seguirem o caminho de rebeldia dos seus pais.


Isso é ilustrado vez após vez na vida dos reis de Judá. Com muita frequência um rei bom tinha um filho mau e idólatra e um pai mau tinha um filho piedoso e temente a Deus.


As únicas maldições na Bíblia que são tratadas como efetivas são aquelas proferidas pelo próprio Deus. Deus é fiel para realizar suas maldições, bem como suas bênçãos.


Em II Cor5:17 temos a resposta de como não levar mais para a nossa vida o mau que aconteceu no passado da nossa família. O segredo é nascer de novo, estar em Cristo, se tornar uma nova criação, renascer em Deus!

E através da sua vida e do seu testemunho toda a sua família pode ter um encontro com Deus. Mas lembre-se: a salvação é individual. Você não convence ninguém nem é responsável pela libertação da sua família.

Gal 6:17 / II Cor 1:22 - Não podemos ser amaldiçoados porque estamos debaixo da proteção de Deus, somos selados com a marca de Cristo.

Romanos 8:1-2 – para aqueles que estão em Cristo não há mais condenação, fomos libertos do pecado e da morte.


Trechos retirados do livro: 101 respostas às perguntas sobre satanás, demônios e a batalha espiritual – Març Hitchcock


Commentaires


Recent Posts

© 2023 by Kathy Schulders. Proudly created with Wix.com 

  • Grey Twitter Icon
bottom of page