top of page

As Feridas e o Perdão


Todo mundo sabe cuidar muito bem de uma ferida do corpo, da pele, mas quase ninguém cuida das feridas da alma. Muitos irmãos tem dificuldade de perdoar. O perdão traz cura para a alma. E quem não perdoa nunca? Como está a sua alma? O que Deus fala sobre o perdão?

Objetivos

  • Despertar a atenção da igreja pedindo para descreverem como se faz para cuidar de uma ferida do corpo.

  • Comparar as feridas da alma com as feridas do corpo.

  • Explicar que o único remédio para as feridas da alma é o perdão.

  • Mostrar que quem não perdoa nunca, é como um zumbi. Tem órgãos amputados e necrosados.

  • Desafiar a igreja a buscar o remédio do perdão para fechar as feridas.

Hora de despertar

Preparar caixas de remédio vazias (uma para cada pessoa) e colar os rótulos do (anexo 19). Dentro das embalagens colocar a “Bula” (anexo 20). Deixe as caixas arrumadas em uma prateleira ou estante pequena que deverá ficar perto de você durante a palavra.

Faça algumas perguntas à igreja e deixe que respondam:

Quem já teve uma ferida na pele? Seja ela superficial ou profunda?

O que você faz quando se machuca?

  • 1º estanca o sangue, depois lava e esteriliza com álcool ou mertiolate e depois faz o curativo com um simples BandAid ou com gaze.

  • Se for um hematoma, você coloca gelo.

  • Se você cuidar corretamente, logo, logo a ferida se fecha e fica tudo bem, mas o que acontece se você não cuidar da ferida?

  • Se você não higienizar, não proteger, a ferida fica aberta, podem entrar bactérias, inflamar e até necrosar.

Conexão

As feridas da nossa alma também são assim. Existem feridas leves e outras profundas, mas tanto uma como a outra precisa de cuidados.

Quando você sofre uma agressão na alma, uma ofensa, uma traição ou é caluniado, tem um período de dor, de revolta e de tristeza. Muitos sentimentos podem vir à tona quando nossa alma é ferida. Como reação você pode querer ferir quem te feriu, pode chorar, ficar emburrado ou calado... Qual é a sua reação quando alguém te fere?

Qual deve ser a nossa reação quando alguém nos fere na alma?

  • Jesus nos ensina a dar a outra face (Mateus 5:38-48);

  • Ser longânimo (Efésios 4:2-3);

  • Ser pacífico (Mateus 5:9).

Mas uma ferida foi aberta. E agora? Como é possível curá-la?

Palavra Dinâmica

Existe um remédio que ajuda a esterilizar sua ferida e tirar a dor. Esse remédio é o perdão.

Se Jesus nos ensinou a perdoar 70 x 7 por dia as ofensas dos outros (Mateus 18:21-35) é porque existe algo muito importante no perdão.

O perdão é o bálsamo que está disponível para nós sempre que precisamos. Mas somos nós que temos que retirá-lo da prateleira do nosso coração e usá-lo para curar e fechar a ferida. E Deus logo em seguida vem com o curativo, com as ataduras para proteger, evitando que a ferida aumente.

Por isso que junto com o perdão, precisamos orar a Deus pedindo para aliviar a nossa dor.

  • Deus cura e sara as feridas de quem tem um coração quebrantado (Salmos 147:3).

  • E Ele se agrada de quem o teme e tem esperança no seu amor (Salmos 147:10-11).

  • A pessoa que não perdoa permite que nas suas feridas entrem muitas “bactérias”, ou seja, o inimigo tem brecha para entrar na sua vida, causando doenças, mau humor, pressão alta, depressão e etc.

  • Na parábola do servo impiedoso (Mateus 18:21-35) vemos como Deus se ira com aquele que não perdoa o seu próximo. Pessoas passam a vida sofrendo nas mãos dos “torturadores” por causa da falta de perdão. Ou seja, Deus o entrega na mão do inimigo.

  • Deus só nos perdoa se primeiro perdoarmos (Mateus 6:12) é como uma moeda de troca.

  • Odiar o seu irmão causa cegueira espiritual (1 João 2:9-12).

  • Precisamos suportar uns aos outros porque somos um corpo saudável (Colossenses 3:12-15). Irmãos que se odeiam formam um corpo doente, cego e faltando pedaços.

  • Você também precisa se perdoar, retirar a culpa de erros do passado, que já foram perdoados por Deus (Salmos 32:1-11).

  • “Guardar ressentimento é como beber um veneno desejando que o outro morra” Willian Shakespeare

Dinâmica “A foto de quem nunca perdoa”

Quem não perdoa nunca, vai acumulando feridas abertas, inflamadas e necrosadas. Se pudéssemos tirar uma foto da alma de alguém que não perdoa veríamos isso aqui (mostre o anexo 21): Quem não perdoa nunca, é como um verdadeiro zumbi, um morto-vivo, um leproso, faltando partes da perna, do braço... porque a necrose o fez amputá-las.

Será que é assim que a sua alma se encontra hoje?

Comece a lembrar das mágoas que você remói dentro de você.

Vamos ler agora o Salmo 38 e você vai começar a lembrar das feridas que estão abertas.

Se pelas feridas de Jesus nós fomos sarados (1 Pedro 2:24), por que você continua com as suas feridas abertas? Porque você não tem Jesus verdadeiramente. Não entendeu ou não tomou posse da Nova Aliança.

Dinâmica da “Estante de Primeiros Socorros”

Preparar caixas de remédio vazias (uma para cada pessoa) e colar os rótulos, conforme modelo abaixo. Dentro das embalagens colocar a “Bula” (ver anexo 20). Deixe as caixas arrumadas em uma prateleira ou estante pequena que deverá ficar perto de você durante toda reunião.

Diga aos participantes:

Hoje eu tenho aqui uma estante com vários frascos. Esta estante é o seu coração. Eu te desafio a usar um destes frascos do perdão para fechar as suas feridas.

Enquanto as pessoas estiverem na frente do altar pegando seus frascos, peça que permaneçam ali e leia Jeremias 30, conjugado na 3ª pessoa:

Assim diz o Senhor: " ‘Ouvem-se gritos de pânico, de pavor e não de paz.

Pergunte e veja: Pode um homem dar à luz? Por que vejo, então, todos os homens com as mãos no estômago, como uma mulher em trabalho de parto? Por que estão pálidos todos os rostos?

‘Naquele dia’, declara o Senhor dos Exércitos, ‘quebrarei o jugo que está sobre o seu pescoço e arrebentarei as suas correntes; não mais serás escravizado pelos estrangeiros.

Assim diz o Senhor: ‘Seu ferimento é grave, sua ferida, incurável.

Não há quem defenda a sua causa; não há remédio para a sua ferida, que não cicatriza.

Por que você grita por causa do seu ferimento, por sua ferida incurável? Fiz essas coisas a você porque é grande a sua iniqüidade e numerosos são os seus pecados.

Farei cicatrizar o seu ferimento e curarei as suas feridas’, declara o Senhor, ‘porque a você, Sião, chamam de rejeitada, aquela por quem ninguém se importa’.

Assim diz o Senhor: ‘Mudarei a sorte das tendas de Jacó e terei compaixão das suas moradas. A cidade será reconstruída sobre as suas ruínas e o palácio no seu devido lugar.

De ti virão ações de graça e o som de regozijo. Eu o farei aumentar e não diminuirás; Eu te honrarei e tú não serás desprezado.

Seus filhos serão como nos dias do passado, e a sua comunidade será firmada diante de mim; castigarei todos aqueles que os oprimem.

Por isso, você será o meu povo, e eu serei o seu Deus”

Desafio

Pode ser que você tenha que liberar perdão para muitas situações, muitas feridas inflamadas.

Você vai pedir perdão e perdoar algum irmão da igreja, caso tenha acontecido alguma dissensão. Não deixe para depois. Faça isso hoje.

Se tiver alguém longe que você está magoado. Ligue para esta pessoa hoje e peça perdão. Não mande mensagem ou e-mail. Fale ao telefone.

Se você tem uma mágoa com alguém que já morreu, escolha um irmão ou irmã da igreja para representar esta pessoa. Feche os seus olhos e declare o perdão pensando nesta pessoa. Abrace e faça uma representação do seu perdão.

Agora, depois de perdoar, ficou só a cicatriz. A cicatriz não dói. Você olha para ela, lembra do que aconteceu, mas não sente mais nada.

Essa é a prova de que você realmente perdoou, realmente fechou e sarou a ferida.

Você está limpo!

Anexo 19

Anexo 20

Anexo 21

Recent Posts
bottom of page