Santidade
- Ana Maria Stersi Carrilho
- 2 de set. de 2018
- 5 min de leitura

Ser Santo nos dias de hoje parece algo muito difícil e inalcançável. Mas Deus nos pede para sermos santos. O que Ele quis dizer com isso? Como faço para ser santo?
Neste estudo você vai descobrir que é possível ter uma vida santificada na vida real.
Objetivos
Despertar a atenção da igreja com a Dinâmica “Com Que Roupa Eu Vou?”
Questionar o porque devemos ser Santos, olhando na Bíblia os versículos que falam sobre o mandamento da Santidade;
Entender os motivos e benefícios de ser santo;
Trocar idéias e experiências de como uma pessoa que é santa se apresenta para o mundo através da Dinâmica “Com que roupa eu vou?”;
Fazer uma auto-análise da sua própria santificação na Dinâmica: “Como estão minhas vestes?”
Desafiar todos a viver em santidade.
Hora de despertar
Dinâmica “Com que roupa eu vou?”
Separe em jornais e revistas fotos variadas de pessoas vestindo roupas dos mais variados estilos.
Exemplos: roupas femininas, masculinas, roupas curtas, longas, com muitos adereços e sem adereço, roupas típicas, roupas sensuais, do dia-a dia, roupas rasgadas e etc...
Antes de iniciar o estudo, peça a cada participante que escolha um look em que ele considera adequado para uma pessoa que vive em santidade e outro que ele considera inadequado, mundano e ímpio. Peça para colarem os dois looks em uma folha de papel ofício em branco.
Um look da parte da frente e outro na parte de trás da folha.
Conexão
I Pedro- 1 : 15 e 16 – “Mas como é Santo aquele que vos chamou, sede vós também Santos em toda a vossa maneira de viver. Porquanto escrito está: sede santos , porque eu sou Santo”.
Hb - 12 : 14 – “Segui a paz com todos a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor .”
Por que razão um crente tem que ser Santo?
Por que razão ele anseia ser semelhante à Cristo ?
Dinâmica Palavra
A SANTIDADE
Por que um cristão tem o desejo de ser Santo?
Bem, primeiramente é uma inclinação originado durante a conversão. Nessa ocasião a pessoa recebe um novo coração, passa a ter aversão ao pecado, e um novo amor pela pureza.
O Espírito Santo que nele habita , anseia em produzir um caráter santificado .
A nova natureza manifesta-se pelo forte desejo de ser vitorioso na vida espiritual. Mas além destas, há outras razões muito fortes para um cristão desejar a santidade , para resistir à tentação do mundo , da carne e do diabo.
TESTEMUNHO
Uma das piores consequências do pecado é trazer a desonra ao nome do Senhor Jesus.
O mundo exterior tem razão quando associa o discípulo com seu mestre.
Quando um servo do Senhor, se envolve em um escândalo é um mal testemunho para A Igreja de Jesus . Quando pecamos fazemos outros tropeçarem.
Quando os descrentes vêm um crente cair, concluem que o Evangelho no final de contas não faz nenhuma diferença, na vida de uma pessoa. Voltando assim as costas para a palavra de Deus, não só decidindo não seguir o Senhor, mas ainda ridicularizando a fé cristã.
A CRUZ NOS FAZ SER SANTOS
Outro motivo para a santidade é a memória de quanto os nossos pecados custaram ao Salvador.
I Pedro 2 : 24 - Nenhum crente sério gostaria de continuar com aquilo que pregou o filho de Deus à cruz.
Se foi necessário o derramamento do Seu sangue para pagar a penalidade do pecado, e como é , que os Seus seguidores podem tolerar ou desculpar a iniquidade?
O amor e o sacrifício de Cristo por nós , nos impulsiona a viver uma vida em santidade.
Ele demonstrou o Seu amor ao pagar um preço incalculável para nos redimir. Deu-nos tudo que era necessário , para termos uma vida de compaixão e misericórdia .
O QUE É SER SANTO NOS DIAS DE HOJE.
Com facilidade nos esquecemos daquele, que é chamado o mandamento esquecido
“ Sereis santos , porque eu sou Santo.” Lv - 11:44b).
Pedro não nos deixa nenhuma dúvida (ver I Pe 1 : 16) este mandamento apesar de ser encontrado no antigo testamentos , ainda é importante atualmente. O padrão de santidade de Deus está em vigor hoje em dia.
O padrão de santidade de Deus é Ele próprio, e todos os que já tenham olhado cuidadosamente para o Seu Filho têm que admitir que Ele é o modelo padrão.
O AMOR E O TEMOR NOS LEVA À SANTIDADE
O nosso amor por Cristo, deve levar-nos a desejar ser vasos puros, prontos para o Seu uso. Se realmente O amarmos , vamos querer agradar-Lhe . O pecado não só transgride a Sua lei como também destroça o Seu coração, pois a santidade agrada-Lhe sobre maneira. Jesus disse: Se me amardes , guardareis os meus mandamentos (Jo14:15). Aqui vemos que a santidade é um mandamento.
A percepção constante, de que o nosso corpo é templo do Espírito Santo deve motivar-nos a que nos purifiquemos de toda impureza . Aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus
A CONSEQUÊNCIA DE SER SANTO
A vida de santidade é a melhor : para o espírito, para a alma , para o corpo para a saúde física e emocional. Poupa-nos : do remorso, da culpa, da vergonha e de muitas formas de doenças .
Leva-nos perpetuamente a uma plenitude de alegria e satisfação ( I Jo 1:4 e Sl 16:11).
Dinâmica “Com que roupa eu vou?” - Continuação
Depois do estudo sobre santidade, cada um vai apresentar os seus 02 looks e explicar porque os escolheu.
Esta dinâmica vai abrir um grande debate sobre santidade porque não é a roupa que define se você é santo ou não, mas a sua forma de se vestir pode interferir no modo como as pessoas te vêem e refletem o seu modo de pensar e agir.
“O crente deve glorificar Cristo, não a roupa, nem a sua riqueza, nem o seu alfaiate, nem a si próprio” J. Russel Howden
As roupas devem estar bem cuidadas e limpas. Uma aparência suja e relaxada não é um bom testemunho do nosso Salvador.
O vestuário do crente deve ser um sinal do seu sexo. O versículo chave para esta idéia encontra-se em Deuteronômio 22:5: “Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao Senhor teu Deus”. Não haja dúvida de que Deus odeia a confusão dos sexos.
Desafio
Dinâmica "Como estão as minhas vestes?"
Cada um vai pegar a sua folha com os looks escolhidos e vamos fazer uma análise diferente, voltada agora para as próprias “vestes”.
Com uma caneta ou lápis, os participantes vão puxar setas da modelo que se identificar mais e escrever sobre cada área de sua vida e analisar se está em santidade ou não (ver modelo no anexo 71).
Será que o que você pensa está de acordo com a santidade de Deus? E o que você fala? Sente? Suas atitudes? O que você veste é indecente? Os lugares onde você vai são próprios?
Agora que você conhece o que é SANTIDADE, ela deve fazer parte da sua vida. Vamos ter um tempo de oração. Fale com Deus. Faça uma reflexão do que você está deixando a desejar em suas vestes de santidade. Se existe algo que precisa mudar, faça isso esta semana. Não deixe para depois.
Este estudo é uma reflexão baseada no livro:”Sejam Santos” O mandamento esquecido, deWilliam McDonald
ANEXO 71

Comments