top of page

Uma Coisa Sei

  • Foto do escritor: Ester Carrilho
    Ester Carrilho
  • 14 de jul. de 2018
  • 5 min de leitura

Você já ouviu falar na história em que Jesus mistura saliva com terra e coloca nos olhos de um cego?

Nesta Dinâmica Palavra você vai ouvir essa história na perspectiva do cego e observar que Jesus fez dois milagres e não apenas um, como os fariseus acreditavam.



Objetivos

  • Despertar a atenção da igreja mostrando a história da cura pela perspectiva do cego;

  • Observar que neste milagre não foi o cego que foi até Jesus, mas Jesus foi espontaneamente até ele;

  • Mostrar que antes do cego ser curado da cegueira, Jesus o cura emocionalmente;

  • Entender que o seu testemunho de vida é mais importante que muitas palavras;

  • Desafiar a igreja a perguntar para Deus sobre como Ele nos vê.



Hora de despertar

Hoje vou contar para vocês uma história muito interessante sobre alguém que conheceu a Jesus de uma forma muito inusitada. Portanto, eu farei isso de olhos fechados.

(conte esta história de olhos fechados como se você fosse o cego)



Conexão

Era uma vez um cego de nascença que estava mendigando, como fazia todos os dias. De repente ele sentiu que algumas pessoas estavam paradas ao seu redor, conversando sobre a sua situação.


Como ele era cego a sua audição era muito aguçada, com isso, conseguiu escutar toda a conversa. Pela primeira vez em sua vida, um homem disse que ele não era culpado por ser cego, nem seus pais eram pecadores e não era um castigo de Deus ser cego e mendigo. Mas, um homem que ele não conhecia a voz disse: “Ele nasceu cego para que se manifestem nele as obras de Deus.”


Milagrosamente o homem cego sentiu uma alegria infinita no seu peito. Se sentiu feliz em existir, sentiu que era importante para Deus, mesmo sendo tão desprezado pelos homens.

O primeiro milagre aconteceu: a cura da sua alma.


Ele estava no meio de uma explosão de alegria quando sente que colocaram lama nos seus olhos.


Ele tomou um susto e pensou: “Estão me tocando, nunca chegam perto de mim... o que querem com isso?”


Neste momento ele ouve aquela mesma voz novamente, dizendo: “Vai, lava-te no tanque de Siloé.”


Como o cego já conhecia o caminho, ele se levantou e na mesma hora foi ao tanque. Se lavou sem entender nada, apenas obedeceu.

(vá andando de olhos fechados até o lado oposto de onde você estiver)


Mas algo sobrenatural aconteceu: enquanto a lama era retirada dos seus olhos, ele começou a ver uma forte luz, voltou a enxergar! Retornou do tanque totalmente curado!

(abra seus olhos e continue a ministrar a palavra)



Dinâmica Palavra

Esse milagre de Jesus foi diferente de todos os outros: o cego não foi até Jesus pedir cura, mas Jesus foi até o cego e o curou.


Ele não operou apenas um milagre, mas dois: ele curou as emoções do cego e depois restituiu a sua visão. Primeiro o cego precisou enxergar quem ele era para Deus, depois ele conseguiu enxergar o mundo ao seu redor.


Essa experiência que ele teve com Jesus foi muito perturbadora para os fariseus que já estavam perseguindo Jesus e seus discípulos. Essa cura aconteceu no sábado.


Os fariseus conheciam o cego. Enfim, um milagre comprovado por eles.


E faziam muitas perguntas para o cego e para a sua família ameaçando-os de retirá-los da sinagoga (João 9:22). Depois de muitos questionamentos, ele dá uma palavra para encerrar a conversa: “Se Jesus é pecador, não sei... mas uma coisa sei: eu era cego e agora vejo!” (João 9:25).


O que mais importa para quem teve uma experiência com Deus?

Precisa dar explicações?

Precisa justificar a sua fé?


Olhe para mim. Olhe para a minha vida, veja o meu testemunho que você saberá quem é o meu Deus.


Não é o que eu falo que vai te provar que Deus existe e sim o que eu sou.


Era só olhar para o cego de nascença e ver que tinha acontecido um milagre. Ele não precisava justificar nada.


O que aprendemos com esta história:


1. Jesus também pode tomar a iniciativa para te curar e para mostrar a Sua glória ao mundo. É ele que te atrai para os Seus braços, é Ele que tira a escama dos seus olhos.

  • João 6:44;45;65

  • Jeremias 31:3

  • Oséias 11:4

  • Lucas 10:22

  • João 15:16

  • Filipenses 2:13

2. Não mude a sua convicção diante da pressão do mundo. Vá até o fim com a sua palavra.


3. O seu testemunho de vida é mais importante do que o testemunho de boca. Você pode falar, mas antes precisa viver o que você fala.


4. É preciso entender quem você é para Deus. Busque em Deus o que Ele pensa sobre você e como Ele te vê. Você já perguntou isso para Deus?


5. Se eu sei quem eu sou para Deus e se eu sei como Ele me vê, então eu sou curado em minhas emoções, sei para onde devo ir e não tenho medo.


Dinâmica da Identidade

Peça para os participantes pegarem a sua carteira de identidade. Diga:

  • Observe o que está escrito na sua carteira.

  • Ela tem o seu nome completo. Leia em voz alta o seu nome completo;

  • Tem o nome dos seus pais: Esses são os pais que Deus escolheu para você. Ele te pede para honrá-los. Você honra seus pais? Se você não tem algum deles, Deus pode substituir a falta de um pai ou uma mãe, Ele pode se relacionar com você de um modo muito melhor que seus pais se relacionaram com você;

  • Tem a sua nacionalidade. Diga bem alto a sua nacionalidade. Você tem sido uma benção para a sua nação? Você tem abençoado o lugar que você mora? Deus te colocou aqui para fazer a diferença e levar o nome de Jesus por onde você for.

  • A sua data de nascimento: este foi o dia que você se desligou da sua mãe e se conectou com o mundo. Como foi o seu nascimento? Seus pais te desejavam? Nós vemos que o cego foi rejeitado pela sociedade, mas Deus o amava.

  • Agora, olhe para a sua digital: Essa identidade é sua. Somente sua. Ninguém no mundo é igual a você. Deus te fez único porque Ele também tem pensamentos únicos sobre você.

  • Continue olhando para a sua identidade... agora olhe para a sua foto. Pode ser que hoje você esteja bem diferente do dia em que você registrou esta foto, você mudou fisicamente, mas será que você mudou por dentro? Quando você tirou essa foto, você já conhecia a Jesus? O que mudou em você depois que você conheceu a Jesus? Se nada mudou, eu posso afirmar que você ainda não teve um encontro com Ele.

  • Porque quem encontra com Ele nunca mais será o mesmo. Hoje você pode dizer: “Eu era..... e agora sou....?” Ou você ainda diz: “Eu sou assim e vou morrer assim”?



Desafio

Muitos crentes não páram para ouvir de Deus o que Ele pensa, seus projetos e desígnios. Você só precisa saber de uma coisa: que você é para Deus.

Se você perguntar, Ele vai te falar. E esta convicção te levará a lugares altos. Te fará enxergar o mundo de um modo mais claro e colorido.

Não dê mais nenhum passo sem ouvir esta resposta de Deus. Isso vai mudar a sua vida!

“Deus, quem eu sou para você?”

“Como você me enxerga?”


E assim você poderá declarar: “Eu era isso... (para o mundo e para mim mesmo)

E agora eu sei quem eu sou.

Eu sou... (o que você é para Deus).”



Comments


Recent Posts

© 2023 by Kathy Schulders. Proudly created with Wix.com 

  • Grey Twitter Icon
bottom of page