As Leis em Jesus
- Ester Carrilho
- 11 de ago. de 2018
- 6 min de leitura


Quando estive em Israel, pude entender melhor porque é tão difícil para um Judeu seguir a Jesus. Para quase todas as leis do Pentateuco, seguidas fielmente pelos judeus ortodoxos, Jesus dá uma nova visão. E é isso que nós vamos praticar nesta dinâmica palavra.
Objetivos
Despertar a atenção da igreja fazendo uma encenação com um judeu ortodoxo que carrega o peso das leis.
Dar alguns exemplos de leis do Pentateuco com uma nova visão em Jesus.
Mostrar o resumo das 613 leis em apenas 02;
Finalizar a encenação onde o judeu reconhece o fardo que carregou por anos e decide se livrar dele.
Desafiar a igreja a viver na graça e não na lei.
Hora de despertar
Antes da reunião, preparar 613 tampinhas de garrafa pet ou fazer círculos de papel) e colocá-las dentro de um saco. Cada tampinha terá escrito o versículo referente à uma lei do Pentateuco (anexo 18). Fantasiar um homem de Judeu ortodoxo e ele vai ficar sentado no meio das pessoas, segurando o saco, como se fosse um visitante.
Escolher outro membro da igreja para representar o cristão. Ele vai ficar sentado no meio das pessoas e vai usar um colar com duas tampinhas, nelas estarão escritas as referências dos versículos de Mateus 22:37-39.
Fazer mais alguns cordões (um para cada pessoa da igreja) iguais ao que será usado pelo cristão.
Deixar com você uma lanterna.
Você vai cumprimentar a igreja e dar as boas-vindas ao seu convidado muito especial: Jacó!
Jacó, o judeu ortodoxo, vai se levantar e agradecer os cumprimentos e sentar de novo.
Todos vão ficar se perguntando o que ele está fazendo ali... deixe que fiquem curiosos e comece a palavra normalmente.
Conexão
Hoje nós vamos falar sobre as leis e a graça de Deus. Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida (João 14:6). A palavra dEle foi a luz que iluminou o Antigo Testamento (João 9:5).
Nós vamos ver hoje que Jesus não anulou as leis e não modificou nada. Ele apenas nos mostrou, de forma clara, como podemos trocar a vingança pelo amor, trocar a punição pelo perdão, trocar a religiosidade pelo verdadeiro amor a Deus, ou seja, como podemos viver debaixo da graça.
Tudo que é terreno e carnal, em Jesus, passa a ser espiritual.
Mostre o anexo 17 em um data show ou em um cartaz bem grande para a igreja.
Jesus resumiu as 613 leis do Pentateuco em apenas 02: Vamos ler Mateus 22:35-40: “ Um deles, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta: Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?
Respondeu Jesus: ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas".
Ele tirou o peso do pecado, mas nos deu a responsabilidade de transformar o pecado através do amor.
Palavra Dinâmica
Vamos ver agora algumas leis que Jesus nos ensina a cumprir de acordo com a graça de Deus:
Jesus muda o significado da festa da Páscoa. Agora Ele é o cordeiro que foi sacrificado. E é dele que devemos nos lembrar. A nova libertação. A nova aliança (Lucas 22:14-20 / Hebreus 8:6-13);
Todas as leis relacionadas a sacrifício de animais pelo pecado são substituídas quando Ele se entrega à morte, no lugar do cordeiro, puro, primogênito e imolado (I Pedro1:18-20);
Jesus não fala em dízimo, mas nos desafia ainda mais. Ele nos desafia a entregar para Deus tudo o que temos de mais importante (Marcos 12:41-44 – oferta da viúva);
Mais da metade das parábolas de Jesus falam ou citam o dinheiro, mas sempre relacionados a valores espirituais ou morais (parábola da dracma perdida, dos talentos, dos servos, os dois devedores, o homem rico e Lázaro, o filho pródigo, o tesouro escondido e etc);
Leis acerca da alimentação são renovadas quando Ele diz que o que mata o homem não é o que entra pela boca e sim o que sai dela (Mateus 15:11-20);
Jesus toca em um leproso (Lucas 5:12-14), o que é considerado imundo de acordo com as leis (Levítico 13). Jesus mostra com esta atitude, que para salvar uma vida não existem limites. Tudo pode ser feito;
O mesmo acontece com a mulher do fluxo de sangue que toca em Jesus e ele não a repudia, mas libera a cura e a abençoa (Marcos 5:25-34);
Nos 10 mandamentos, “guardar o sábado” é o único mandamento que Ele coloca um novo aspecto. Ele não o anula, mas retira os excessos, onde eu posso salvar uma vida e fazer algo pelo meu próximo, usar o bom censo e não a religiosidade (Marcos 2:24-28 / Lucas 6:1-11 / João7:19-24);
Em Êxodo 21:24 está escrito que a justiça deve ser feita “olho por olho e dente por dente”. Jesus ensina a dar a outra face (Mateus 5:38-48). Ou seja, todas as leis que retratam o mal são renovadas neste momento: agora devemos “pagar o mal com o bem” (Romanos 12:16-21);
Jesus também renova a lei do apedrejamento quando responde para os fariseus que levaram a mulher adúltera, dizendo: “aquele que não tem pecado, atire a primeira pedra” (João8:3-7). Neste momento Ele mostra também que não podemos julgar ninguém porque também temos nossos pecados (João 7:24 / Lucas 6:41-42).
Há mandamentos não cumpríveis em nossos dias, por ex: Referentes ao Templo de Jerusalém, relacionados a Terra de Israel, punitivos, aos sacrifícios com derramamento de sangue, pois estes os cumprimos através do sacrifício único de Jesus. Mesmo as correntes judaicas, que não confessam a Jesus, não os cumprem, inclusive pela inexistência do Templo.
Por isso, podemos chamar Jesus de Advogado Fiel (I João 2:1). Ele conseguiu nos defender do pecado, sem anular a lei. Isso se chama: GRAÇA.
Desafio
Vocês conseguem entender agora, porque é tão difícil um Judeu aceitar a Jesus como Messias?
O judeu carrega, desde a infância, a obrigação, o peso das 613 leis. Eles a praticam como quem anda na escuridão, no rigor, não conhecem ou não querem ver a luz.
Chame o seu convidado Jacó para subir no púlpito. Ele vai caminhando pelo meio da igreja carregando o peso das leis nas costas. Quando ele chegar no púlpito você vai dizer: Jacó, Jesus disse: “o meu fardo é leve, e o meu jugo é suave” (Mateus 11:30).
Jacó, me dê este fardo que você carrega nas costas, por favor (Jacó vai entregar com receio).
Eu vou chamar um cristão aqui para mostrar pra vocês a diferença de quem aceita a Jesus.
Venha aqui, fulano (diga o nome do cristão que está com o cordão no pescoço).
Ele também está carregando as leis do Pentateuco, mas não conseguimos nem ver direito. Onde está? O cristão vai mostrar o cordão com as duas tampinhas.
Viu, Jacó? O nosso fardo é leve!
Agora eu vou provar para você que Jesus iluminou cada uma das 613 leis que estão no Pentateuco: Vamos apagar a luz da igreja: eu vou pedir ao meu amigo cristão que pegue a lanterna e sorteie algumas leis e a igreja vai lembrar o que Jesus fez para trazer à luz.
Faça o sorteio do versículo, coloque-o no projetor e deixe a igreja participar.
Depois acenda a luz da igreja. E peça que Jacó pegue novamente o fardo. Ele não vai querer pegar de volta: “Ah, eu não quero mais carregar este peso.”
Você vai perguntar: Você quer aceitar a Jesus, então?
Jacó responde: Sim, o que eu posso fazer?
Faça a oração com ele e depois o entregue um colar com duas tampinhas, simbolizando o jugo suave de Jesus, deixando o saco das leis no chão. Peça à igreja que aplauda a decisão de Jacó.
Agradeça aos atores pela participação e eles podem voltar para o lugar.
Fale para a igreja: Quando aceitamos a Jesus, estamos retirando o “fardo” das 613 leis e trocando por apenas 02. Se você aplicar essas duas leis em sua vida, eu te pergunto:
Você tem conflitos no casamento? Não.
Você tem discórdias na sua família? Não.
Você tem uma vida de pecado? Não.
Você tem depressão? Não.
Você vive doente? Não.
Você arruma confusão por onde você passa? Não
Poderia fazer várias perguntas, mas todas se resumiriam em uma única resposta: SEM AMOR EU NADA SOU.
Agora, eu pergunto pra vocês: Quem quer trocar o fardo das leis pela Graça?
Vocês que querem fazer esta troca, venham aqui no altar e deixem os seus “fardos” aqui.
Ore com aqueles que forem no altar e depois entregue a eles o cordão com as tampinhas marcadas com as duas leis.
Faça um novo apelo, perguntando se existe alguém que ainda não aceitou a Jesus para ir até o altar e declarar para a igreja o seu novo compromisso.Também entregue para estes o cordão.
Encerrar com uma música.
ANEXO 17

ANEXO 18


Comentarios