Preenchedor de vazios
- Ester Carrilho
- 4 de ago. de 2018
- 9 min de leitura

Você já sentiu um grande vazio no peito? E o que você fez?
Nós temos uma grande necessidade de preencher os “vazios” da nossa vida. O problema é quando preenchemos com as coisas erradas.
Nesta Dinâmica Palavra você vai descobrir que existe um “preenchedor de vazios” que se adequa a toda e qualquer situação e vai te levar a viver os melhores momentos da sua vida!
Objetivos
Despertar a atenção da igreja falando sobre os vazios que nós temos o costume de preencher;
Mostrar que Deus também gosta de “preencher vazios”;
Observar que quem preenche o nosso vazio hoje é o Espírito Santo;
Entender com o que Deus nos preenche;
Desafiar a igreja a se esvaziar de si mesmo e se encher de Deus.
Hora de despertar
Nós temos necessidade de preencher nossos “vazios”. Exemplo: Se temos um armário novo, daqui a pouco ele estará cheio de coisas. Você abre um espaço e logo ele será preenchido por alguma tranqueira ou coisas novas que você comprou.
Preenchemos o nosso tempo com alguma atividade, preenchemos a nossa solidão com alguma companhia, nem que seja de um cachorro.
Nós preenchemos a nossa vida o tempo todo.
Mas em algum omento podemos dizer: estou sentindo um vazio no meu coração, ou: não estou sentindo nada aqui dentro...
O que é o “nada” para você?
Para alguns, o “nada” pode ser apenas quando falta completar alguma coisa. Ou quando está tudo completamente vazio, algo se foi embora. Ou quando não existem mais sentimentos ou quando alguém não cumpriu corretamente uma atividade. Cada um tem uma percepção do que é o “nada”.
Olhe para algum lugar: o que você consegue ver? Casas, carros, árvores estão por todos os lados. Mas, o que mais existe ali é exatamente o que você não enxerga.
O espaço está todo preenchido de oxigênio e outros gases que são invisíveis
Na física, nada fica vazio. Até o vazio não é completamente vazio. O “zero” não existe.
O “zero” é até um problema para a matemática. Em contas simples de adição e subtração, ele não oferece nenhuma reação, mas quando falamos de contas um pouco mais complexas tudo fica diferente. Um exemplo básico: (35 x 7 + 66 + 5 x 8) = 351. Agora vamos fazer o mesmo cálculo, mas com uma diferença bem pequena: (35 x 7 + 66 + 5 x 8) x 0. Qual o resultado? Exato: seria 0.
Qualquer multiplicação funciona dessa maneira. Basta colocar um “zero” para que o resultado seja anulado. E quando dividimos por zero? Aí, as consequências são catastróficas. Não é possível dividir pelo número, o que causa erros na maior parte das calculadoras e também nas mentes humanas.
Outro problema: você tem um computador quebrado e decide que não vai consertar nem doar, ele não serve mais para nada. Vai jogá-lo no lixo, mas ele vai continuar existindo mesmo que para você ele continue sendo um “nada”.
Nós produzimos o “nada” toda vez que jogamos um lixo fora. Mas todo esse “nada” não deixa de existir. Os aterros sanitários estão cheios de coisas que um dia foram um “nada” para alguém.
(trechos extraídos do site www.tecmundo.com.br – 5 verdades sobre o nada, o vácuo e o zero).
Conexão
E por que o vazio nunca vai existir? O responsável por isso é Deus. E eu vou comprovar na Bíblia que Deus é o responsável por nada ficar totalmente vazio. Ele é o “preenchedor de vazios”:
Gênesis 1:1-2 - “A terra era sem forma e vazia” e olha só no que ela se tornou! – Deus começa desde o início preenchendo os vazios que existiam no mundo com o seu poder.
Jeremias 23:24 – Por isso, não adianta se esconder de Deus. Ele está em todos os lugares.
Números 14:21 – A glória do Senhor enche toda a Terra.
Efésios 5:18 – Mas hoje é o Espírito Santo que nos preenche. Vamos ver alguns exemplos em alguns relatos bíblicos:
Deuteronômio 34:9 – Josué estava cheio do Espírito e de sabedoria;
I Samuel 16:13 – O Espírito do Senhor apoderou-se de Davi;
Miquéias 3:8 – O poder do Espírito do Senhor encheu Miquéias de força e de justiça;
Lucas 1:67 – Zacarias foi cheio do Espírito Santo e profetizou;
Lucas 4:1 – Jesus foi cheio do Espirito santo quando foi levado pelo Espírito ao deserdo;
Atos 4:8 – Pedro estava cheio do Espírito Santo;
Atos 13:52 - Os Discípulos ficaram cheios de alegria e do Espírito Santo;
Atos 13:9 – Paulo também estava cheio do espírito Santo;
Atos 11:24 – Barnabé era cheio do espírito Santo;
Atos 7:55 – Estevão estava cheio do Espírito Santo enquanto era apedrejado;
Atos 4:31 – Os primeiros cristãos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciaram corajosamente a palavra de Deus;
Efésios 1:22;23 – A plenitude do vazio do mundo é a Igreja. A igreja é o plano que Deus elaborou para solucionar o problema do “vazio” do mundo. De repente, hoje você veio aqui para preencher algum “vazio” no seu peito. Este é o lugar certo. A Igreja foi feita exatamente para isso. Tanto a igreja como corporação, tanto como a igreja que cada um de nós representa, como corpo de Cristo seguimos a preencher o vazio de todos que se aproximam de nós. Porque temos o Espírito Santo.
Observe que sempre que o Espírito Santo é citado, vem junto com ele o verbo “encher” ou “apoderar”. Mas só podemos ser cheios se formos um recipiente que tenha a forma apropriada para conter alguma coisa, só podemos ser apoderados se tivermos uma função, uma utilidade.
Por exemplo: eu não consigo encher um pires com muita coisa, não consigo encher uma tábua. O conteúdo se perderia. Por isso Deus compara seus servos com vasos (Jeremias 18). O recipiente que melhor guarda conteúdos, principalmente líquidos, é um vaso. Ou, nos dias de hoje seria uma Tupperware!
Dinâmica Palavra
Com o que Deus nos preenche?
Eclesiastes 5:20 – Ele enche de alegria o nosso coração. Como bom preenchedor de vazios, se existe alguém triste, o Espírito Santo tem prazer em nos preencher com alegria.
Lucas 1:52-53 – O cântico de Maria – Maria, mãe de Jesus, falou sobre os “vazios” que Deus preenche todos os dias em nossas vidas: o “vazio” da humilhação é preenchido pela exaltação. O “vazio” da fome é preenchido por coisas boas: “os encheu de bens”.
Efésios 3:19 – Mas do que precisamos ser cheios? Da plenitude de Deus.
Êxodo 3:21-22 – Deus não deixa o povo de Israel sair do Egito de mãos vazias. Ele os enche de despojos, jóias e vestes.
II Reis 4:3 – Deus enche as vasilhas vazias - A viúva de um discípulo de Eliseu estava com dívidas e os credores queriam levar seus filhos como escravos. Obedecendo à ordem de Eliseu, ela recolhe vasilhas vazias com os vizinhos e derrama o azeite que tinha e o azeite só acaba quando a última vasilha fica cheia. Ela vendeu o azeite e pagou a dívida. Deus também supre as suas necessidades financeiras. As suas necessidades ministeriais, para Reino de Deus. Basta ter disponibilidade, buscar sua qualificação e estudos para Ele preencher sua profissão, seu talento com oportunidades de trabalho e renda. Estude mais a Bíblia, busque mais ao Senhor e Ele lhe acrescentará coisas novas.
Isaías 55:11 – Ele enche de palavra a nossa boca - Deus não deixa os nossos lábios sem palavras, quando você está seguindo o propósito para o qual Deus o enviou. Às vezes você recebe um desafio de ter que falar com alguém sobre Deus ou ter que dar uma palavra na igreja. E isso te atemoriza. Mas Deus vai colocar as palavras certas, na hora certa se você estiver seguindo a Sua vontade.
João 2:7 – As talhas vazias se enchem de vinho – Jesus faz seu primeiro milagre enchendo potes vazios para mostrar que Ele é o “preenchedor de vazios”, que pode começar tudo do zero. Ele é o princípio e o fim. O alfa e o ômega.
Salmos 103 – O vazio dos homens
V.3 Preenche o vazio do pecado com perdão. Preenche o vazio da doença com a cura;
V.4 O vazio da morte talvez seja o maior dos “vazios”que uma pessoa pode experimentar: perder alguém que você ama. A morte pode ser para nós um dos maiores símbolos para o “zero”. Para nós, a morte é o fim. Nestes verso o salmista fala que Deus preenche o vazio da morte com a bondade e a compaixão ou benignidade e misericórdia. Estranho que o versículo não fala em preencher o vazio da morte com a ressurreição, mas ele mostra o cuidado e o amor de Deus por nós quando enfrentamos a morte. Não só a morte física, mas também a morte espiritual.
V.5 O vazio da velhice, Ele nos farta com bens, que podem ser bens materiais sim, mas vejo aqui como tesouros do céu, sabedoria... e ainda acrescenta o renovo de suas forças (Is 40:31) para preencher este vazio de existir e se encontrar velho;
V.6 Preenche o vazio da opressão com a justiça;
V.8 Deus é cheio de amor. É o amor de Deus que nos preenche. A graça.
Voltando ao assunto do formato do recipiente... Deus não nos compararia com Tupperware, sabe por que? Porque a Tupperware tem tampo. E o recipiente a ser preenchido por Deus não pode ter tampa. Por que? Porque precisa transbordar! A bênção não pode ficar só para você! Tem crente que coloca uma tampa na sua vida espiritual e só recebe, não transmite nada, não fala de Jesus no trabalho, não multiplica a obra de Deus.
Mateus 15:37 – Deus multiplica o alimento, encheu 7 cestos (e 12 cestos em Mateus 14:20-21) com os pedaços que sobraram para mostrar que ele preenche o vazio e ainda faz transbordar para que a bênção não fique só para você. Mas você pode distribuir para os outros também. Provavelmente quando as pessoas voltaram com os cestos cheios de pães foram distribuindo pelos vizinhos e contando o que havia acontecido. O milagre transbordou.
Provérbios 3:10 – “os seus barris transbordarão de vinho” – Quando Deus nos enche ele nos faz transbordar.
E SE O CORAÇÃO VIRAR UM BURACO NEGRO?
Vamos ver abaixo as características de um buraco negro. E enquanto eu leio para você, imagine que este buraco negro é o coração de uma pessoa que está vazio há muito tempo:
Tudo começa com o assassinato de uma estrela – Antes se tornar um buraco-negro, existia uma pessoa que estava brilhando, radiante, com sucesso na vida.
Nada, nem mesmo a Luz, consegue escapar de sua atração - a pessoa começa a trair atenção de todos. Talvez por verem a sua tristeza extrema ou por atitudes que não condizem com a realidade;
Ele surge quando todo o seu combustível foi queimado e a estrela não consegue gerar pressão suficiente para compensar seu peso e entra em colapso, implode e depois explode – primeiro há um conflito interno, uma perda, uma derrota, depois as emoções se explodem, gerando confusão, doenças, discórdias;
A estrela distorce o espaço-tempo: o tempo fica parado e o espaço desaparece – a pessoa não consegue mais administrar seu tempo, ou não consegue ter atividades no seu dia - a - dia. Fica estagnado, sem projetos, sem sonhos. Desiste de avançar.
A sua força gravitacional suga tudo ao seu redor, todos são obrigados a girar em torno dele, inclusive a luz – os amigos e principalmente a família vão fazer de tudo para ajudar essa pessoa, mas o seu “vazio” suga as energias de todos, muitos vão perder a paciência, tudo começa a ficar tenebroso e escuro.
E como não devolve a luz não é possível enxergá-lo – até que a pessoa se isola e perde a vida social, os relacionamentos não existem mais.
No buraco negro as leis da física que conhecemos não valem nada – nem as leis dos homens, da sociedade. Muito menos as leis de Deus. Nada mais é respeitado por esta pessoa.
Ninguém sabe exatamente o que acontece em um buraco negro – ninguém conhece mais o seu coração. Não se sabe o que de novo poderá acontecer. Se espera qualquer coisa desta pessoa, não existem mais parâmetros do que é certo ou errado.
(textos científicos extraídos do site www.super.abril.com.br)
Incrível como um buraco negro tem semelhanças com pessoas que ficaram por muito tempo vazias e não preencheram a sua vida com Deus.
Desafio
Lucas 6:45 – Do que o seu coração está cheio?
Nós preenchemos a nossa vida o tempo todo.
E a nossa alma? O nosso espírito? Também precisamos preencher!
Todo vazio do nosso peito é preenchido de alguma forma. Mas se não preenchemos com as coisas plenas de Deus, com os tesouros de Deus, entramos em um cenário de horror. A sua alma começa a ficar doente, confusa, viciada...
Se isso aconteceu com você é preciso se esvaziar de novo e se encher de Deus.
Deus preenche todos os “vazios” do nosso coração e da nossa vida. Ele tem este poder.
O que você é hoje?
Um crente prato? Que não consegue conter a unção de Deus? Ouve a palavra e nada muda em sua vida? Vive mudando de igreja? Nunca encontra o seu lugar no Reino de Deus.
Você é um crente Tupperware? Que recebe bem a unção, a cura e as bênçãos, mas coloca uma “tampa” na sua vida e não consegue transbordar a glória de Deus, guarda tudo com você.
Ou você é um buraco-negro? Ficou tanto tempo sem preencher o seu vazio e quando foi preencher, se encheu das coisas do mundo até que suas emoções entraram em colapso?
Então, se você se sente “vazio” em alguma área da sua vida, pode começar a se alegrar porque Deus está prestes te preencher. É só você abrir o seu coração para Ele.
Comments