top of page

Quetura, o Perfume de Abraão

  • Foto do escritor: Ester Carrilho
    Ester Carrilho
  • 30 de jun. de 2018
  • 4 min de leitura



Quase ninguém fala de Quetura, muita gente nem sabe quem ela foi no contexto Bíblico, mas se olharmos para a sua vida veremos uma história incrível e um aprendizado que podemos levar para a nossa vida. Desvende os segredos de Quetura neste estudo fascinante!



Objetivos

  • Despertar a atenção da igreja conhecendo um pouco da história de Quetura;

  • Descobrir como foi o perfume de Quetura;

  • Entender como você pode “perfumar”;

  • Desafiar todos a perfumar a vida de alguém próximo na “Dinâmica do Perfume”..


Hora de despertar

Conhecendo a história de Quetura – Leia Gênesis 25:1-6 e I Crônicas 1:32-33 - Quetura não é um nome conhecido, poucos prestaram atenção nela, porque a história a escondeu. Ela era concubina de Abraão, ou seja, chegou a conviver com Sara. Seu nome em hebraico significa perfume.


Após a morte de Sara, Abraão casou-se com Quetura e tiveram seis filhos: Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá. Nunca teve a mesma posição que Sara, mãe de Isaque que foi o herdeiro das promessas divinas.


Ao passo que “o patriarca Abraão deu a Isaque tudo o que possuía", ele também deu presentes aos filhos de Quetura, e então, "os enviou para longe de Isaque, seu filho, enquanto ainda vivia, para o leste, para a terra do Oriente“, formaram povos no norte da Arábia.

.


Conexão

O perfume de Quetura

  • Era humilde e soube esperar – Ela não queria ser a primeira, sem a autorização do Senhor. Enquanto Sara era viva Quetura jamais ousou querer o seu lugar. Hagar, a outra concubina de Abraão, foi expulsa da parentela, mas Quetura conviveu muito bem com a sua senhora.

  • Era incomparável - As comparações provavelmente eram inevitáveis: “Sara foi visitada por anjos e você? Abraão amava Sara será que te ama?” . Sara era bonita, mas Quetura era Perfume, doce, agradável. Sara deu um filho a Abraão, mas Quetura deu vários

  • Levou felicidade - Diz o texto em Gênesis 25:7 que Abraão viveu 170 anos. Provavelmente quando ele se casou com Quetura tinha entre 130 a 140 anos. Isso significa que Quetura viveu ao lado do “amigo de Deus” pelo menos umas três décadas. Diz o texto ainda que Abraão morreu em ditosa velhice, isto é, Quetura o fez feliz.

  • Recebeu uma promessa de Deus - A vida de Quetura nos ensina que independentemente do lugar ou posição em que nos encontramos Deus pode nos fazer participantes de suas promessas. Em Gênesis 17:6 a Bíblia diz que: “de Abraão sairiam reis” e Quetura gerou reis. Deus deu a ela a recompensa por ser uma boa serva e saber esperar.



Dinâmica Palavra

Como deve ser o seu perfume?


  • Suave e duradouro - Não queira os primeiros lugares destruindo pessoas. Não queira galgar o primeiro lugar à custa do sofrimento dos outros. Não queira ser feliz à custa da infelicidade dos outros. Seja feliz onde você está e faça o melhor que puder:“Seja fiel no pouco e sobre o muito o colocarei” (Mateus 25:21). Tenha paciência. Saiba esperar em Deus.

  • Incomparável - Não é fácil viver à sombra de outra pessoa. Não é fácil ser a segunda num relacionamento. Não é fácil ser vista como inferiorizada, menor, cobrada. Não é fácil exalar perfume em meio ao desprezo, a zombaria e a “síndrome” de ser a segunda. Você pode não ser a mais bonita, mas pode trazer alegria onde só há tristeza. Você pode não ter sido visitada por anjos, mas pode ser um anjo na vida de alguém. Seu perfume é incomparável. Quando passamos a nos espelhar em outras pessoas, criamos ressentimentos e amarguras tão grandes em nosso coração que atrapalham nosso dia-a-dia, o transcorrer de nossa vida e o desenvolvimento de nossos potenciais como mulheres de Deus.

  • Agradável e cheiroso – A sua presença deve trazer vida para as pessoas que a cercam, como um verdadeiro jardim florido e cheio de frutos deliciosos.

  • Precioso - Você tem a sua importância. Você tem o seu valor único. Aonde quer que você esteja; pois, é exatamente este lugar onde você está que Deus te colocou para “perfumar” outras vidas que estão ao seu redor. Mesmo que passemos despercebidas por algumas pessoas, Deus nunca se esquece de cada um de nós e nos dá a bênção reservada, conforme a nossa fé.

Porque somos como o cheiro suave do sacrifício que Cristo oferece a Deus (II Co 2:15-16 ).


Será que você tem sido bom perfume às narinas de Deus?



Desafio

Dinâmica do Perfume: Faça uma flor para cada participante, conforme modelo abaixo, do cartão com as regras (ver anexo 66). Dobre as pétalas de forma que a flor fique fechada, em botão. Se puder, borrife um pouco de perfume em cada flor.

  • Entregue a flor aos participantes e peça que escrevam o nome no miolo interno da flor, fechando novamente as pétalas;

  • Explique: esta flor representa você e em cada pétala tem escrito um dia da semana;

  • Escolha uma pessoa que mora ou convive diariamente com você e peça para esta pessoa te avaliar ao final de cada dia, durante uma semana. A começar por hoje.

  • Se você perfumar o dia desta pessoa, ela vai abrir uma pétala da sua flor, porém se você poluir o dia com mau humor e grosseria ela pode arrancar uma pétala correspondente àquele dia.

  • Semana que vem, traga a sua flor de volta. Será que ela vai desabrochar ou ficar despetalada?





Textos extraídos dos sites: https://www.montesiao.pro.br/estudos/mulher/mulheresdabiblia_quetura.html

https://www.flogao.com.br/drikoids/125075743 https://www.facebook.com/DeusFalaFalaFacilERepete/posts/171600179657166

Comments


Recent Posts

© 2023 by Kathy Schulders. Proudly created with Wix.com 

  • Grey Twitter Icon
bottom of page