top of page

Hagar, a Mulher sem Escolha

  • Foto do escritor: Ester Carrilho
    Ester Carrilho
  • 23 de jun. de 2018
  • 9 min de leitura

Atualizado: 18 de out. de 2021



E quando você não tem para onde ir? Hagar vivia uma realidade muito dura. Era escrava. Não tinha escolha. Ela só podia obedecer. Mas Deus transformou essa realidade e ela foi muito abençoada por Ele. Confira neste estudo que vai trazer libertação para a sua vida!



Objetivos

  • Despertar a atenção da igreja com a dinâmica “Além das Circunstâncias”;

  • Conhecer a história de Hagar e suas atitudes;

  • Ver o que Deus fez por Hagar quando estava no deserto;

  • Profetizar sobre as áreas da sua vida que te mantêm preso e declarar a sua libertação;

  • Desafiar todos a cuidar um do outro através da “Dinâmica do Cuidado”.


Hora de despertar

Conhecendo a história de Hagar

Nas últimas aulas vocês ouviram o nome de Hagar na história de Sara. Agora vamos entender quem foi esta mulher e o que podemos aprender com ela.


Vimos no exemplo de Sara uma mulher de atitude, uma mulher de família estruturada, casada e com um esposo abençoado. Mas o que acontece quando as circunstâncias não são tão favoráveis assim? E quando você fica à deriva de forças maiores? Isso aconteceu com Hagar.


Dinâmica Além das Circunstâncias: Entregue 05 (cinco) tiras de cartolina para cada participante. Peça que escrevam dentro de cada tira de papel uma circunstância que está além das suas possibilidades de ser resolvida. Algo que aparentemente não depende de você para ser resolvido. Exemplo: uma doença incurável, uma causa na justiça, uma dívida, casamento destruído, filho envolvido com drogas, conversão de algum parente e etc...

.


Conexão

A Bíblia nos fala de um período em que Abraão e sua esposa tiveram que ir para o Egito por causa da fome que assolava Canaã. Chegando lá e com medo de morrer, porque ele sabia que faraó iria se encantar com a beleza de Sara, decidiu, juntamente com ela, dizer que eles eram irmãos. Faraó, ao tomar Sara como esposa, deu a Abraão presentes. Certamente, Hagar, a escrava egípcia, foi um dos presentes que ele recebeu.


Gênesis 16:1-4a - Como era comum naquela época, Sarai era dona de Hagar e, como dona de uma mulher, dona também de qualquer filho que ela tivesse.

Foi assim que Hagar entrou definitivamente na vida de Abraão e na história. Como não conseguia ter filhos, Sarai deu sua serva ao esposo e, passados 9 meses, nasceu Ismael, o primogênito de Abrão.

Hagar gerou um filho que não era dela, era de Deus.

Nada é nosso, tudo é de Deus. Meu talento é de Deus, minha igreja é de Deus...

Talvez se Hagar entendesse que o filho não era dela, mas de Deus, ela não teria passado por tanta humilhação.

Nem Sarai e nem Hagar tinham entendimento do seu propósito.

Se sabemos quem somos em Deus, sabemos o nosso destino.

Se sabemos de onde viemos, sabemos onde vamos chegar.


Gênesis 16:4b - 6 - Hagar passou de serva à mãe do herdeiro da casa e se deixou influenciar pela sensação de poder. Desprezou Sarai e foi punida por isso. Humilhada, fugiu grávida para longe dali.

Hagar carregava o filho do pai da fé, homem escolhido por Deus. O que você carrega dentro de você pode determinar a sua vida ou a sua morte. Você tem o Espírito Santo de Deus habitando em você, por isso você não morreu no deserto.


Gênesis 16:7- 8 Hagar saiu errante pelo deserto de Sur – Sur significa: muro. Deus impôs um limite para Hagar.

O anjo a chamou pelo nome: Deus também te conhece e te vê.

Fugir dos seus problemas vai te levar para o deserto.

De onde vens? Para onde vais? Você vem da vida cheia das lindas pregações, canções e ministério e vais para os grupo dos que criticam, apontam os erros, magoados e desigrejados?


Gênesis 9 - Acreditando no que o Anjo lhe disse, porém, aceitou ser humilhada novamente, pelo bem da criança.

Deus nunca vai te estimular a desistir: Deus não dá cobertura para a fuga.

É preciso ficar na casa de Abraão. Mesmo sofrendo, mas fica. O caminho de volta é sempre de joelhos.


Gênesis 10-12 – Deus faz promessas grandiosas para o seu filho e escolhe o seu nome: Ismael.

O que vai te fazer superar os problemas será a promessa.


Gênesis 13-14 – Hagar era egípcia, mas escolhe um nome hebraico para o poço: Beer-Laai-Rói (eu vi o Deus que me vê), mostrando que ela já conhecia o Deus de Abraão e sabia que era Ele que estava falando com ela.


Uma nova fase de conflitos – nasce Isaque.


Gênesis 21:8-9- Quando Ismael tinha 14 anos de idade, nasceu o segundo filho de Abraão, dessa vez do ventre de Sarai, agora já rebatizada como Sara. Como criança que era, Ismael caçoava do novo bebê e isso não agradava Sara.

Tem gente que finge que você é ruim só para ter a consciência limpa da injustiça que ela fez contra você.


Gênesis 21:10 – No capítulo 16, Sara chama Hagar de serva, depois, no capítulo 21, Sara chama Hagar de escrava (mudou o tratamento, usou de desprezo), mas Deus a chamou de serva e a chamou pelo nome. Seus rótulos não te definem, mas o que Deus fala sobre você é o que te define. Deus não te trata mal porque os outros te tratam mal.


Gênesis 21:11-14 - A raiva da dona da casa se transformou em atitude na forma mais dura possível: no meio de uma madrugada, Abraão colocou para fora de casa Hagar e Ismael. Apenas com pão e um odre de água, ela saiu errante pelo deserto.

Hagar pode ter se sentido traída 3x:

1. Por Sara, que ela tanto se submeteu;

2. Por Abraão, que só deu pão e água para ela, sendo ele tão rico;

3. Por Deus, que prometeu tantas coisas e agora está permitindo que ela volte para o deserto.

A expulsão de Hagar não significa que Deus aprovava a ação de Abraão, mas Deus quis minimizar os erros.

Na primeira vez ela saiu fugida, agora ela sai despedida.

O odre pesa de 2 a 5kg – o peso não é relevante, mas o tempo que você o carrega sim. Carregar por muito tempo um peso faz ele parecer muito mais pesado. Por isso que levar um problema, uma mágoa, por muito tempo faz você adoecer e se enfraquecer.

O pão e a água que Abraão deu a Hagar é símbolo de limite da sobrevivência: ele os mandou para o deserto para morrer, mesmo depois de Deus ter falado para Abraão sobre todas as grandes promessas para Ismael.

O segundo deserto se chama Berseba, que significa: “poço do juramento” ou “poço do recomeço”. Berseba é de Judá, Jesus é da linhagem de Judá. Ela caiu na terra do Messias, agora ela é de responsabilidade dele.

Libertação é o que Jesus fez por nós, andar em liberdade é o que fazemos com isso.


Gênesis 21:15-16 - A dor de ver o menino naquela situação de quase morte foi tanta que Hagar chegou a deixá-lo embaixo de um arbusto só para não vê-lo morrer. Sentou-se distante, levantou a sua voz e chorou.

Ela se afastou de Ismael a “um tiro de flecha”, o abandonou. Mas ele usou o que lhe trouxe dor ´para transformar no seu talento: se tornou flecheiro.

No meio da dor ela esqueceu de clamar pelo Deus que falou com ela antes.

O arbusto representa o que você está ocultando para não sofrer. E o que você não olha mais para não ver morrer?

Quando a água acaba você não consegue mais engolir o pão. A água é o refrigério, sem ele você não consegue se alimentar da palavra de Deus.

Mas quando a carga do odre acaba, o peso também acaba. Tem porá que se fecha para te aliviar o fardo. Então não chore, mas comece a se alegrar.

Deus estava libertando Hagar da casa do sofrimento.

Quando Deus quebra o nosso orgulho Ele restaura a nossa dignidade.

Todo recomeço tem cara de fim. Toda reforma parece uma bagunça.


Dinâmica Palavra

O que Deus fez por Hagar quando ela estava no deserto?


Gênesis 21:17 - Mais uma vez, ela recebeu o anjo.

Deus ouviu o clamor: a voz do menino Ismael, provavelmente chorando ou gemendo de fome, fez Deus se compadecer.

Caídos não podem levantar caídos.

Mas caídos podem gritar por socorro até serem ouvidos e devem fazer isso.

Ela não tinha força para clamar, mas Ismael clamou e Deus ouviu seu choro, assim, pessoas também podem clamar por nós quando não temos mais forças.

O nome Ismael significa: “o Senhor te ouvirá”. E aqui se cumpre a profecia do seu nome.

Ismael só chorava, mas Deus sabe interpretar as lágrimas.


Gênesis 21:18 - Deus lhe deu ânimo: Deus a anima prometendo uma bênção futura.

A maior vingança que você pode dar ao que te feriu que você não parou e que não funcionou a investida.


Ele a orientou: Ele lhe disse quais passos ela deveria dar para não morrer, nem morrer seu filho Ismael. Ele disse: "Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão..."

Não adianta saber o que fazer se na prática você não se levantar e praticar o que você sabe.

Levante-se do chão e se agarre à promessa de Deus.


Ele lhe fez uma promessa: Ismael nasceu como fruto de um pecado (a falta de confiança em Deus), como uso e abuso de uma mulher escravizada, mas o que devia ser visto como maldição, Deus tornou bênção. Deus tornou Ismael parte da Promessa.

Chegará um dia em que você vai dizer: “Tudo que Deus disse era verdade”.


Gênesis 21:19 Deus abriu seus olhos: mostrando-lhe um poço de água (Gênesis 21:19). Na maior parte das vezes, caídos se tornam "cegos" pela falta de esperança e pelo desespero. A bênção estava na sua frente, mas ela não via.

O desespero de ficar apegado ao odre não a permitia ver o poço.

Não importa quem cobriu o poço que te dava vida: Deus vai abrir seus olhos.


Hagar, a mulher reduzida à escravidão, conseguiu ouvir, amar e obedecer a Deus apesar de ser uma mulher de um outro povo, outra cultura e, muito possivelmente, outra religião. Apesar também do mau testemunho dos seus senhores e do mal que experimentou naquela casa. O amor de Deus não conhece barreiras para se manifestar abundantemente e nem para ser experimentado graciosamente. Ninguém pode impedir o amor e a promessa de salvação da parte de Deus.


Hoje em dia, muitos de nós nos sentimos assim ... sozinhos, desamparados, sem direito a nada ... mas se somos filhos de Deus (João 1:12), Ele, com certeza, está cuidando de nós como filhos amados e vendo, lá na frente, a realização do que Ele tem preparado para nós. Só temos que estar atentos, em sintonia completa com o Senhor que nos manda sair da prostração em que nos encontramos e levantar a cabeça prosseguindo sempre para a frente.


Quando Deus nos diz: "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça"(Isaías 41:10), sentimos, então, uma grande segurança e nos fortalecemos, pois é em Seus braços que repousamos.



Dinâmica: Além das Circunstâncias – continuação

Depois do estudo, formar com as tiras uma corrente, grampeando uma na outra e prendê-las nos punhos, como uma algema. Cada um com a sua corrente.



  • Pergunte ao grupo: O que você pode fazer para se libertar do que te prende, hoje?

  • Deixe que cada um dê a sua resposta para o grupo.

  • Você vai ler Filipenses 4:10-13 e o grupo repete, em seguida, em voz alta.

  • “Alegro-me grandemente no Senhor, porque finalmente vocês renovaram o seu interesse por mim. De fato, vocês já se interessavam, mas não tinham oportunidade para demonstrá-lo.

  • Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância.

  • Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.”

  • Quando falar o último versículo: “Tudo posso naquele que me fortalece”, todos vão se soltar das correntes.


Variação: Ler primeiro Filipenses, depois, fazer a pergunta: “O que você pode fazer para se libertar do que te prende, hoje?” e conforme o participante for respondendo, ele se solta da corrente.



Desafio


Dinâmica do cuidado: Você vai entregar para cada participante um círculo de papel de aproximadamente 10cm de diâmetro, um copo de plástico e canetinhas coloridas. Peça que cada um desenhe o seu próprio rosto e escreva o seu nome, depois grampear o rosto no copo de plástico.


Após todos terminarem a primeira etapa, peça para formarem duplas. Você vai entregar uma semente de feijão e um pouco algodão para cada participante e explicar: “Esta semente representa seus sonhos e a sua dupla representa Deus. Vocês vão plantar uns a semente do outro. Enquanto você planta, ore por esta pessoa e profetize sobre a vida dela.”


Disponha água , previamente, em copinhos de café para que todos possam jogar nas sementes.

Como plantar: Primeiro coloca-se o algodão, depois a semente e depois joga um pouco de água dentro do copo com o algodão.


Depois que todos plantarem, explique qual será o desafio da semana.


“Nesta semana você vai cuidar desta semente, como Deus cuida de você. Então você vai imaginar o melhor lugar para esta semente ficar, quais os cuidados que ela precisa e etc. Sempre imaginando que essa semente é o seu irmão . E na próxima semana traga para a reunião e nos conte como foi a experiência.”



Trechos extraídos dos sites: http://www.metodistavilaisabel.org.br/artigosepublicacoes/descricaocolunas.asp?Numero=1613

http://www.universal.org/noticia/2014/03/08/conheca-a-historia-de-agar-a-escrava-que-foi-abencoada-28988.html

http://campenhe-mulheres.blogspot.com.br/2008/09/sara.html

Comentários


Recent Posts

© 2023 by Kathy Schulders. Proudly created with Wix.com 

  • Grey Twitter Icon
bottom of page