top of page

A Brecha de Jó

  • Foto do escritor: Ester Carrilho
    Ester Carrilho
  • 24 de set. de 2017
  • 4 min de leitura


Sabemos que para o inimigo entrar em nossas vidas é preciso que exista alguma brecha.

O diabo entra na vida de Jó e destrói tudo que ele tinha.

Jó, sendo um homem tão íntegro e temente a Deus, teria alguma brecha? È isso que nós vamos descobrir nesta Dinâmica Palavra. Surpreenda-se!



Objetivos

  • Despertar a atenção da igreja olhando na Bíblia o que Satanás quer que aconteça com o ser humano.

  • Ler os versículos sobre as brechas que o inimigo quer encontrar em nossas vidas.

  • Observar que Jó tinha uma brecha que permitiu o inimigo entrar e causar toda a tragédia que conhecemos em sua história.

  • Relembrar quais são os seus medos através de uma dinâmica.

  • Desafiar a igreja a fechar as brechas.


Hora de despertar

Vamos ver agora, o que Satanás quer que aconteça com o ser humano e principalmente com os cristãos:


Jó 1:9 – Satanás quer que o homem tenha medo de Deus. Ele quer que deixemos de ter temor a Deus para termos medo de Deus. Assim o relacionamento do homem com Deus fica superficial, permitindo que o diabo entre no lugar de Deus.


Jó 1:10a – Sebe é uma cerca-viva, que se for cortada, volta a crescer. Nossa cerca-viva é o Senhor! Satanás quer nos ver vulneráveis, para ter acesso fácil a nós. Quer ver as pessoas confiando em ferraduras de cavalo, pé de coelho, cristais, duendes, santos ou confiando nas próprias riquezas.


Jó 1:10b – Outro desejo de Satanás é que não sejamos abençoados. O diabo não gosta de ver nossa casa abençoada, prosperando e uma família abençoada. Satanás gosta de ver nossa casa desestruturada. Ele quer nos ver apanhando esterco, mendigando. Ele quer nos ver, ao darmos alguma coisa para alguém, que nós déssemos coisas rasgadas, quebradas e etc.


Jó 3:25 - Satanás é distribuidor de medos! Ele tenta colocar medo nos seus sonhos, nos seus projetos, no seu caminho, medo na igreja, no seu trabalho, na sua alma, medo de surgir uma enfermidade no seu corpo. E aí você passa viver oprimido, totalmente controlado por satanás.


Podemos ver que Jó era um homem muito abençoado por Deus em tudo que fazia e possuía. No entanto, veremos porque aconteceu uma reviravolta na vida de Jó.


Conexão


Da mesma forma que a mulher de Jó é incompreendida até os dias de hoje, três amigos de Jó ( Elifaz, Bildade e Zofar) se aproximaram dele fazendo acusações.


Vamos olhar nos versículos abaixo qual a brecha que satanás pode encontrar nas nossas vidas:

Jó 4:8 / 20:12-14 – Semear a maldade. Fazer o mal para o próximo. Quem pratica a maldade, abre brechas para o diabo fazer o mal em sua própria vida. Tornando a vida azeda e amarga.


Jó 5:2 – Ressentimento, falta de perdão e a inveja. Esses sentimentos permitem que o diabo venha te matar e te destruir


Jó 15:25-26 – Desafiar a Deus, com afronta e arrogância. Duvidar do seu poder e da sua glória. São ações que podem acarretar em conseqüências graves. É como se colocar ao revés da sorte.


Jó 20: 6-7 – O orgulho, se achar melhor e superior aos outros, permite que satanás o leve para o maior nível de humilhação, o leva ao “excremento” da vergonha.


Jó 22:6-11- Egoísmo – não se preocupar com o seu próximo, não enxergar a necessidade do outro e só priorizar os próprios caprichos permite satanás colocar armadilhas e perigos. Traz cegueira espiritual.


Por que você acha que Jó passou por tantas tragédias? Será que ele fez algo de errado?




Dinâmica Palavra

Estas acusações teriam fundamento se realmente fossem pecados cometidos por Jó.


No final do livro, um outro amigo se levanta para defendê-lo diante das acusações: Eliú (cap 32-37). Deus também repreende seus amigos porque estavam acusando Jó injustamente (Jó 42:7-8). Então, qual seria a brecha que permitiu a satanás entrar na vida de Jó?


Jó 1:5 - Jó era religioso. Ele oferecia holocaustos a Deus continuamente para expiação dos pecados dos filhos mesmo antes destes pecarem. Portanto, mesmo sendo alguém muito religioso, nós acreditamos que isso necessariamente não foi uma abertura para Satanás. Mas essa atitude de Jó mostra que ele era muito ansioso.


Jó 3:25-26 – Jó era um homem que estava por cima, mas vivia inseguro, como se ele fosse estar em baixo a qualquer momento. Ele era aquela pessoa que pensava que poderia acontecer o pior com ele a qualquer momento. Jó tinha medo. Medo do futuro. Medo das tragédias. Era ansioso. Não repousava sua mente. E essa brecha permitiu a ação de satanás na vida de Jó.

  • O medo

Satanás faz isso com as pessoas, você não enxerga o lugar onde você está, tira os olhos dos degraus que iriam te fazer subir mais! Sendo assim, satanás faz os seus olhos se inclinarem para os degraus que estão abaixo de você, e te faz olhar para baixo. Assim sendo, você é invadido pelo medo.


O medo é o maior adversário da fé. E a Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6). Ou seja, você tem que crer até o último momento.


Dinâmica – Sondando os medos

Para que todos se lembrem dos medos que estão rondando a mente e o coração, vamos listar todos eles, em uma listagem particular. Ninguém vai ler o que está escrito no seu papel.


Cada participante vai preencher o anexo 42, circulando os itens que o leva ao medo e marcando com “X” na coluna que expressa melhor em que frequência o medo aparece em seus pensamentos.


Na coluna “Obs” podem ser anotadas observações. E uma linha em branco podem ser anotados alguns medos que não estão listados aqui.



Desafio


Esta semana você vai orar a Deus e pedir para que Ele permita que você consiga enxergar todas as brechas e medos que tem sido abertas em sua vida. E você vai fechar estas brechas, uma por uma.


Anexo 42

Textos extraídos do livro: Estudos bíblicos para Grupos de Discipulado ou Células por Ronald Lima

Comments


Recent Posts

© 2023 by Kathy Schulders. Proudly created with Wix.com 

  • Grey Twitter Icon
bottom of page