top of page

Qual é a Minha Essência?

  • Foto do escritor: Ester Carrilho
    Ester Carrilho
  • 23 de mar. de 2017
  • 6 min de leitura

Nesta palavra, você vai exortar cada um a refletir sobre o seu caráter hoje e descobrir o que Deus deseja sentir quando olha para nós. Sua alma está apodrecida ou perfumada?



Objetivos

  • Despertar a atenção da igreja fazendo com que sintam odores diferentes;

  • Fazer cada um refletir sobre o que falam sobre o seu caráter;

  • Mostrar que Deus nos deu um perfume original e precisamos resgatá-lo;

  • Alertar precisamos ouvir dos mais próximos as verdades do que está “fedendo” na sua vida;

  • Desafiar a igreja a buscar a essência perfumada, que Deus nos deu quando nos fez.



Hora de despertar

Para a dinâmica final da palavra, leve algumas frutas frescas ou peça que cada um leve uma fruta fresca e madura para a reunião.

Separe 12 embalagens vazias, cubra com tecido ou papel colorido e numere de 1 a 12. Dentro de cada embalagem você vai colocar itens como odores diferentes. Tente dividir 06 odores agradáveis e 06 odores ruins. Exemplo: perfume, café, guimba de cigarro, álcool, terra molhada, leite estragado, frutas frescas e etc.

Prepare 1/2 folha de papel ofício numerada de 1 a 12 e um lápis ou caneta para cada pessoa.

Antes do culto começar, você vai dispor estas caixas em locais espalhados, apoiados sobre cadeiras.

Cumprimente a igreja e diga que antes da palavra, cada um vai receber uma folha numerada de 1 a 12 e vão aleatóriamente cheirar o conteúdo da caixa e escrever o sentimento que a vem quando se sente o odor. Atenção!!! È para escrever o SENTIMENTO, não para tentar adivinhar o conteúdo da caixa.

Depois que todos terminarem de cheirar todas as caixas peça para compartilharem o que sentiram em cada número. Pode ter certeza que Deus vai começar a mexer nas emoções com esta dinâmica.

Após este momento de compartilhar os sentimentos relacionados ao cheiro, peça que virem a folha e escrevam atrás o que as pessoas falam com você sobre o seu caráter.

Peça que escrevam principalmente palavras de crítica, de acusação, de mudança. Coisas que você não gosta de ouvir, mas que sempre falam com você.

Deixe tocar uma música até que todos escrevam tudo o que lembrar.



Conexão

Hoje eu vou falar com vocês sobre a nossa essência e o que Deus sente e deseja de nós.

Vamos ler na Bíblia o que Deus fala sobre essência:

  • Êxodo 30:34-38 - No A.T. Deus estabelece um incenso especial para ser usado apenas no tabernáculo. Não poderia ser usado na vida pessoal.

Após a vinda de Jesus o tabernaculo deixa de ser o lugar da e nós passamos a ser o tabernaculo. Este incenso feito de bálsamo, ônica e gálbamo deixa de existir, agora a essência do nosso ser passa a ser o incenso que chegará às narinas de Deus.

  • São as nossas orações (Salmo 14:1-2).

  • É o nosso conhecimento da palavra de Deus e mostrar o caráter de Cristo em nós (II Cor 2:14-17).

  • É a nossa oferta para Deus, entregar o que temos de mais precioso (Jo 12:1-8).

  • É com a nossa essência que agradamos o coração de Deus.



Palavra Dinâmica

  • Qual é a essência que eu estou exalando para Deus?

Quando nascemos, Deus nos dá um perfume único e especial. E ele nos reconhece por esta essência. A nossa identidade.

Da mesma forma que os odores que estavam nas caixas trouxeram lembranças para vocês, Deus recebe de você um perfume, um incenso, acionando a memória de Deus, que remete ao que você realmente é.

Ele sente o que está em nós, no mais íntimo do nosso ser.

A nossa essência é revelada tanto nos momentos alegres, quanto nos momentos difíceis, em uma discussão. As nossas reações repentinas e impensadas demonstram muito mais qual é a nossa verdadeira essência.

Dentro da nossa casa, longe do pastor e da igreja, quando estamos sozinhos ou com nossos familiares, mostramos quem realmente nós somos. Se temos vontade de orar, ir à igreja, ler a Bíblia.

  • Será que a minha essência cheira mal?

No dia-a-dia podemos até esconder o nosso mau odor usando um perfume francês bem forte, camuflando nosso verdadeiro “odor” com gargalhadas, um sorriso, uma voz meiga e suave, palavras bonitas, entre outros disfarces... E no nosso íntimo não gostamos da irmã, não suportamos o nosso marido, vemos vários defeitos no pastor, na igreja, na pregação, fazemos fofoca...

Quando chegamos em casa nos transformamos em pessoas espinhosas, impacientes e isoladas.

  • O que transformou a minha essência no que eu sou hoje?

Quando nascemos de novo, Deus retira de nós todo o mal e, como um bebê, o nosso perfume se torna suave e agradável, mas ao longo da nossa caminhada podemos melhorar o nosso perfume ou perdê-lo, substituindo por um cheiro desagradável a Deus.

Pode ser que algum odor encontrado naquelas caixas tenha lhe lembrado de algo que marcou você. Ou seja, algo que pode ter modificado a sua essência.

O seu perfume foi abafado pelas circunstâncias da vida e você ainda guarda esse mau cheiro em você.

As mágoas e ressentimentos azedam e apodrecem a alma.

O mau exemplo dos seus pais lhe distorceram o seu odor original.

O inimigo tenta acabar com a nossa essência todos os dias até torná-la podre.

  • Como posso mudar a minha essência?

É possível retirar de nós os odores que estão irritando as narinas de Deus, mas somente você pode fazer isso.

Deus nos dá a chance de voltarmos à nossa essência original.

Quando nascemos de novo. No batismo das águas. Ele retira tudo que é sujo, nos lava e purifica. Voltamos a ter a mesma essência de quando éramos um bebê.

Eu posso mudar a minha essência buscando a Deus e mudando os meus hábitos, corrigindo os meus erros.

Quando nos arrependemos e pedimos perdão. Liberar o perdão renova o meu perfume.

Será que no dia do nosso julgamento final Deus vai escolher apenas os que estiverem perfumados? Por isso, o arrependimento deve ser constante. Separar um tempo todos os dias para orar e rever as suas ações. Ele virá como um ladrão, sem avisar.



Desafio

Dinâmica do fruto

Cada um vai segurar a sua fruta nas mãos e olhando para ela, ouça o que eu vou dizer:

O perfume original de uma fruta foi Deus que criou e colocou especialmente para agradar as nossas narinas e se tronar um alimento agradável.

Assim Deus fez conosco... quando nos criou colocou um perfume em nós, que é agradável às suas narinas.

Mas, para que propósito Deus fez esta fruta?

Deus fez as frutas para servirem de alimento, para guardar as sementes e quando está madura, o seu perfume atrai os pássaros, os insetos e se torna um delicioso alimento.

Mas esta mesma fruta pode não ser usada e ao passar do tempo da colheita, ela apodrece,exala um odor forte e desagradável, atraindo as moscas.

Olhando para esta fruta que está em sua mão, sinta o seu perfume.

Imagine agora que esta fruta é você. Deus te fez, lhe deu um perfume e um propósito. Cada uma tem um perfume diferente e um único propósito.

Ele te criou para ser usado por Ele, ser um fruto frondoso, que dá sementes. Mas pode ser que ao longo da sua vida, o tempo, as circunstâncias e as dores fizeram você se distanciar de Deus e do que Ele preparou para você.

O seu cheiro deixou de ser perfurado, você apodreceu e não frutificou. Mas Deus hoje te convida a nascer de novo.

Existe uma semente dentro de você que precisa germinar, mas toda semente para nascer, precisa primeiro morrer.

Para voltar a ter o seu perfume original, somente reconhecendo os seus erros, se arrependendo, se humilhando e mudando suas atitudes.

E é isso que eu quero que vocês enxerguem hoje.


  • O que falam sobre mim?

Quem nos mostra sobre a nossa essência são aqueles que tem mais intimidade conosco. São eles que vão nos alertar sobre o que estamos incomodando ou errando. Portanto, precisamos ficar atentos quando estamos sendo repreendidos pelos nossos pais, parentes ou cônjuges.

A pessoa que tem mau hálito não o sente porque as suas narinas já se acostumaram com o mau odor. Quem nos avisa quando estamos com mau hálito? Os mais próximos, que tem mais intimidade conosco.

Por isso muita gente se isola dos amigos, da igreja e da família, porque prefere viver só a ter que conviver com os seus defeitos sendo revelados e colocados em evidência.

Ao invés de revisar a sua vida e mudar suas atitudes, fica mais fácil se separar do marido, evitar visitar os pais, não falar mais com o irmão, desligar o telefone, se trancar no quarto...

Nessa situação você pode estar apodrecendo sem saber. Como um sepulcro caiado... bonito por fora e podre por dentro.

É importante ouvir o que as outras pessoas falam conosco. Ainda que seja duro ou pareça inadequado, provavelmente eles estão certos. E ouvir de Deus o que ele pensa de você.

  • Leia de novo o que você escreveu sobre o que falam sobre você

Os mais próximos vão nos dizer a verdade sobre nós, mas na maioria das vezes isso acontece durante uma discussão, ou de forma rude, tola e nós acabamos não dando tanto crédito ou até ficamos com mais raiva e ignoramos o que nos foi dito.

A nossa mente, então, recebe o que deveria ser ferramenta de mudança, como afronta.

Quando temos algo a dizer para alguém devemos falar com amor e não no calor da raiva. Isso fere e não surte efeito. E se alguém age desta forma conosco, devemos, mesmo assim, entender que deve existir algo errado, que precisa mudar.

Por isso, agora, você vai refletir melhor sobre o que as pessoas tem falado sobre você e reconhecer que elas podem estar certas, só você que não enxerga e não muda.

A recompensa será uma essência perfumada. Por onde você passar o perfume de Deus será espalhado e Deus sentirá o seu aroma suave e agradável.

Ore e cante uma música para encerrar o encontro.


Sugestão: fazer uma salada de frutas com as frutas levadas para a reunião. Cada um vai picando a sua fruta e sentido o perfume que vai exalando do fruto.


VOCÊ PODE BAIXAR O PDF DESTE ESTUDO NO SITE: https://esterstroligo.wixsite.com/dinamicaspalavras/pdfs-e-slides

Comments


Recent Posts

© 2023 by Kathy Schulders. Proudly created with Wix.com 

  • Grey Twitter Icon
bottom of page